Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Mudança na Polícia

Publicado em 09/01/2026 às 00:00.

Mais uma vez o comando-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, promove mudança na estrutura da Polícia no Norte de Minas, especificamente em Montes Claros, sem contudo contemplar os oficiais que servem na nossa região, apesar da boa avaliação. Belo Horizonte continua sendo o holofote no radar da direção da PMMG. O Tenente-coronel Thiago de Paula e Silva que recentemente veio da capital para comandar o 50 Batalhão já deixou a função e retornou a BH para assumir a PM- 6 que é a responsável entre outras coisas pelos convênios. O tenente-coronel Luciano Magalhães Chaves que até então comandava o 10º Batalhão assumiu o comando do Estado-maior da 11ª RPM, em substituição ao tenente-coronel Welington Mourão, que seguiu para Belo Horizonte onde comandará a Polícia Rodoviária no Estado.
 
Fato inédito
Já faz alguns anos tenho acompanhado e divulgado as movimentações dentro das instituições de segurança em nossa região. A última movimentação na estrutura da Polícia Militar em Montes Claros revela uma decisão jamais ocorrida na instituição. É o caso do tenente-coronel, Welington Mourão, que após comandar o Batalhão de Janaúba foi transferido para comandar o 50ª Batalhão em Montes Claros e em menos de um ano, foi transferido para comandar o Estado-Maior da 11ª RPM e agora transferido para Polícia Rodoviária em Belo Horizonte.
 
Novos comandantes
Enquanto não acontece a passagem de comando em Montes Claros o major Alckmin momentaneamente vem respondendo pelo 10º Batalhão, enquanto o major Fernandes vem respondendo pelo 50ª Batalhão. Vale ressaltar que assumirá o 10° Batalhão, o tenente-coronel, Djalma Lúcio da Silva, enquanto que o tenente-coronel Helivelton Salvador Santana assumirá o 50º BPM
 
Coronel Ribeiro
Depois de ter assumido o comando do Batalhão em Januária, ser transferido para o Estado-Maior da 11ª RPM e em seguida ser designado novamente para Januária, o tenente-coronel Ribeiro, hoje coronel, entrou com pedido de transferência para a reserva. Quem assumiu o comando da vizinha cidade foi o tenente-coronel Lauro, que até então dirigia o Colégio Tiradentes. Vale ressaltar que Ribeiro tinha pretensão de adiar sua aposentadoria, mas por questões familiares decidiu pedir contagem de tempo. A logística entre Montes Claros e Januária ( o vai e vem) vinha sendo muito pesado
 
Segurança para os ex
O leitor percebeu que na coluna de hoje foquei o assunto nas mudanças na Polícia Militar. Desta forma a coluna traz ainda a notícia de que o governador Romeu Zema (Novo) assinou decreto em que garante, por tempo indeterminado, segurança aos ex-governadores. Anteriormente era de apenas um ano com possibilidade de prorrogação. Resumindo: decidiu pensando no seu futuro mas acabou beneficiando os governadores anteriores e os que virão.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por