Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Mudança do Fórum

Publicado em 13/03/2025 às 00:00.

A coluna mais uma vez sai na frente e traz informação de que a Justiça de Montes Claros já está se preparando para a mudança de casa. O novo prédio fica na região do bairro Ibituruna e sua inauguração acontece entre o final de maio e início de junho. A novidade é que toda estrutura será transferida para o local, o que vale dizer que serão desativados o fórum da Rua Camilo Prates e o da Rua Raimundo Penalva, na Vila Guilhermina. O interessante em toda história é que os dois prédios estão sendo disputados por órgãos do Governo em especial a Polícia Civil e o setor de saúde.
 
Novela Pacheco
Na coluna de ontem fiz comentários em relação ao sumiço do senador Rodrigo Pacheco (PSD) após deixar a presidência do Congresso Nacional. Por coincidência, o jornal da capital divulgou informação de que neste sábado ele estará filiando no DEM, que é seu ex-partido. A notícia permite gerar várias especulações. Primeiro que Pacheco quando na presidência do Senado fez várias juras de amor ao presidente Lula (PT), que o indicou como provável candidato da esquerda ao Governo de Minas. Se está deixando o PSD, permite-nos imaginar que a agremiação também poderá desembarcar do Governo Federal. Outro questionamento é se para a próxima eleição será mantida a federação DEM, PSDB e Cidadania. Caso estes fatos sejam confirmados, como fica a situação do deputado federal Aécio Neves (PSDB) que já anunciou desejo de ser candidato ao Governo de Minas, ou a uma vaga no Senado. No Estado é o deputado estadual Gustavo Corrêa que responde pela direção do DEM.
 
Caso de Polícia
É preciso que os órgãos de segurança investiguem a rede de pessoas, inclusive alguns estrangeiros, que estão explorando pequenos comerciantes com a falsa vantagem de empréstimos, ou seja agiotagem. O mais interessante é que tudo passou a ser realizado a céu aberto com direito a panfletagem. A nova modalidade exige que o cidadão que pegar o dinheiro terá que fazer o pagamento diário dos juros.

Concessão BR-251
A necessidade às vezes deixa as pessoas a serem beneficiadas “praticamente cegas” de forma a aceitar qualquer oferta. Este é o retrato das propostas que estão sendo apresentadas para privatização da BR-116/251. Para começo de conversa não justifica a área de duplicação ser maior na BR-116 onde o número de acidentes é menor. De mais a mais, apenas 24 quilômetros de duplicação estão previstos, o que na prática não representa nada e não atende nem os pontos críticos. O resultado é que na prática a proposta é um faz de conta cujo principal beneficiado será o Governo Federal que vende a concessão, enche os cofres de dinheiro e transfere para os usuários apenas a cobrança dos pedágios. Aliás, sempre começam a cobrarem antes do realização da obra.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por