Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Mudança de partidos

Publicado em 10/11/2022 às 02:00.

Além das discussões em torno do resultado das eleições em Minas, um outro assunto em voga é a mudança de partido por parte do governador reeleito Romeu Zema (Novo). A mudança se deve ao fato do seu partido não ter atingido a cláusula de barreira, também conhecida como cláusula de exclusão ou desempenho, o que restringe o funcionamento da agremiação. Com isso, vale salientar que o Novo irá ser fundido com outra agremiação na mesma situação. A tendência é que Zema busque abrigo em partidos de oposição ao Governo Federal ou alinhado com a direita.
  
Mais Brasil
Como já era previsto, com a cláusula de barreira, a tendência é que a cada eleição nacional aconteça a diminuição dos partidos, com a fusão entre agremiações sendo, basicamente, uma obrigação. A exemplo do Novo, que discute a fusão, o PTB e o Patriota já bateram o martelo criando o Mais Brasil.
  
Julgamento de Lula
Com o fim da eleição e a vitória de Lula (PT), a manobra que o permitiu ser candidato terá sequência. Agora, em vez de Curitiba, ele será julgado ao lado da sua nova casa. Pelo fato de estar na direção do país, é pouco provável que seja reprovado na primeira e na segunda instâncias, independentemente da existência ou não de provas. Aliás, mesmo que seja condenado, ninguém tem dúvidas de que na terceira instância não sobreviverá qualquer acusação contra ele.
 
Sistema de Governo
É possível afirmar que no Brasil não temos um sistema de governo definido. Nas letras mortas da nossa Constituição, o nosso regime é presidencialista, mas, na prática, se ampara e escora no parlamentarismo por meio das barganhas. Como estes poderes estão contaminados, com grande parte dos seus integrantes com contas a pagar na Justiça, nenhum destes dois poderes se sustenta. Hoje, somos regidos por um regime recém-criado, chamado de sistema judicialista.
 
Aceno aos empresários
Mesmo que não aconteça nenhum fato novo na política brasileira até a data de posse dos eleitos, é fato de que o presidente eleito Lula (PT) não conseguirá governar o país se não conquistar – ou fazer um aceno – para quem, de fato, produz neste país e gera emprego. Da mesma forma, não conseguirá sair do lugar se não tiver ao seu lado os caminhoneiros. Vale lembrar que recursos para manter o país não brotam da terra como passe de mágica. Deus salve o Brasil!

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por