Ainda dando sequência a análise das chances de candidatos a vereador por partido em Montes Claros chegamos ao Mobiliza que aparece timidamente no processo. A agremiação tem o empresário Fábio Máquinas como candidato a prefeito. Entretanto, a sua presença não deve acrescentar no chamado voto de legenda. O desenho de hoje é que apenas o seu irmão Fabiano Máquinas apresenta possibilidade de brigar por uma vaga. A princípio está descartada a possibilidade de eleição direta e dificuldade de participar da sobra, o que não é impossível. O certo é que ficará entre as agremiações que podem brigar pela sobra da sobra.
PSD
Muita curiosidade ronda a expectativa do leitor em saber como comportará o PSD de Montes Claros na disputa proporcional. O desenho de hoje mostra que a agremiação irá eleger dois candidatos diretos e pode fazer o terceiro na sobra. É possível prever que três nomes estão correndo por fora tentando aproximar dos melhores avaliados. Podemos citar Coronel Leal, Vitor Hugo e Vaneide do Santos Reis. Entretanto, na disputa direta aparece no holofote do processo o vereador Eldair Samambaia, que deve ser o mais votado do partido. Mantendo um equilíbrio na disputa podemos citar Marlus do Independência, Reinaldo Carrapicho e na sequência Pastor Edmilson Bispo e Soter Magno.
PSB
O PSB de Montes Claros que tem como candidato na majoritária o ex-prefeito, Ruy Muniz deve eleger um vereador. Analisando os nomes apresentados é possível perceber que a médica Dra. Ariadna aparece como a primeira da vila. A sua disputa direta é com o pastor Paulo Leocádio. Vale ressaltar que na relação dos candidatos aparece o ex-vereador Pastor Altemar que ainda não colocou um dos pés no processo.
PT/PC do B/PV
Ao contrário do pleito de 2020, o PT de Montes Claros tende a diminuir sua representação na Câmara de vereadores. Naquele ano elegeu a professora Iara Pimentel e Marlus do Independência. Como está federalizado com o PC do B e o PV, percebo que neste momento apenas a vereadora Iara Pimentel aparece no holofote do processo. A outra vaga deve ficar com o vereador Edson Cabeleireiro (PV) que deve ser o mais votado da federação. Neste momento não enxergamos possibilidade de eleição de um terceiro nome na sobra, com isso não será surpresa se o vereador Daniel Dias brigar pela segunda vaga com a professora Iara.
Índice de rejeição
No decorrer da campanha foram vários questionamentos do leitor querendo saber o índice de rejeição dos candidatos a prefeito em Montes Claros. Preferi não comentar o assunto para não incorrer em erro. Proprietário de instituto conceituado na região, comentou que principalmente as classes socioeconômicas de baixa renda preferem não opinar. Desta forma, a margem de erro no diagnóstico é muito alta.