Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Militantes e seguidores

Publicado em 21/09/2022 às 00:30.

É comum o cidadão confundir o eleitor que é militante e o seguidor. Num primeiro momento, parece que o papel dos dois é o mesmo. Entretanto, o militante é aquele fiel a um projeto político, de esquerda ou de direita, e que acompanha decisão do seu partido. É mais fácil encontrá-lo na disputa majoritária. Já o seguidor é aquele que age de forma individual e por motivos diversos acompanha o trabalho e vota em um determinado político. O seguidor é presente na disputa proporcional, mas também pode ser encontrado na disputa majoritária, o que vem acontecendo nas eleições deste ano.
 
Valor do pobre
Chega a ser nojento a forma vil com que as pessoas simples, assalariadas ou em situação de pobreza são vistas pela classe política – em especial aqueles que estão na disputa majoritária. Chega ser nojento. O problema é que essas pessoas se permitem ser objetos de exploração política de quatro em quatro anos. Vejo, na maioria das pessoas que propagam ou aceitam estes discursos, a pobreza espiritual ou falta de caráter. Longe da pobreza comem picanha e arrotam caviar. Para conquistar o voto do cidadão simples, prometem a picanha, mas afirmam arrotarem cariru.
 
Vote e apoie
Vote e apoie aqueles políticos que reconhecem você como ser humano e não aqueles que valorizam você somente em período eleitoral para promoverem a entrega de material de campanha e bater bandeirinha.
 
Felipe Gabrich
Os jornalistas de Montes Claros receberam com muito carinho a decisão da Secretaria de Meio Ambiente em homenagear o saudoso jornalista Felipe Gabrich, batizando a passarela recém inaugurada no Parque da Sagarana com o nome dele. Gabrich foi meu editor em dois jornais da cidade e era considerado como mestre entre os profissionais da imprensa.
 
Ressuscitou
Um fato interessante nas redes sociais é que enquanto o próprio ex-presidente Lula (PT) tenta esconder a figura da ex-presidente Dilma (PT) de sua campanha e da campanha dos candidatos apoiados por ele, aqui pelas bandas do Norte de Minas, um candidato a deputado estadual petista, seguiu rota contrária e fez questão de gravar com Rousseff e postar em vários grupos.
 
Panorama em Moc
Fazendo uma leitura das pesquisas de intenção de voto, realizadas para consumo interno, que foram contratadas em conjunto pelos atuais deputados da região, percebemos que vem existindo um equilíbrio em Montes Claros entre os candidatos a deputado Federal, com disputa acirrada. Também é possível perceber o crescimento do atual presidente Bolsonaro e uma disputa equilibrada por vaga para Assembleia Legislativa.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por