Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Medalha de Ouro

Publicado em 04/06/2022 às 00:59.Atualizado em 04/06/2022 às 08:24.

O vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, é o escolhido para receber este ano a principal honraria do município. Trata-se da Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros que é entregue todos os anos, no dia 3 de julho, quando se comemora o aniversário da cidade. Cunhada em ouro, a referida medalha é entregue a uma única pessoa no ano.

Nova Vara
A boa notícia na área jurídica foi a instalação, na última quinta-feira (2), em Montes Claros, da 2ª Unidade Jurisdicional do Sistema dos Juizados Especiais. Foi criado também o cargo de 4º juiz do Sistema dos Juizados Especiais na comarca. O evento contou com a presença do presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares. Segundo informação da assessoria do Tribunal, a Comarca de Montes Claros conta atualmente com Unidade Jurisdicional única, com três juízes, e possui grande demanda processual. A média mensal é de quase mil feitos distribuídos e o acervo acumula mais de 27 mil processos.
 
Diretores da AMM
Prefeitos do Norte de Minas participaram na quinta-feira (2) da posse da nova diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM). O prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinícius da Silva Bizarro, assumiu a presidência da entidade. As diretorias foram divididas por região, sendo que, representando o Norte de Minas, foram eleitos o prefeito de Padre Carvalho e presidente da Amams, José Nilson Bispo de Sá, o prefeito de Patis e presidente do Cimams, Valmir Morais de Sá, e o prefeito de Urucuia, Rutílio Cavalcanti. Outro nome indicado foi o do prefeito de Buenópolis e vice-presidente da Amams, Célio Santana.
 
Fim da reeleição
O Senado Federal discute proposta do senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) em que acaba com a reeleição. A expectativa é a de que a matéria comece a ser discutida após as eleições deste ano. No meu entender, o projeto só fará sentido se a regra valer não só para presidente, governadores e prefeitos, mas também para deputados, senadores e vereadores. Aliás, poderiam aproveitar e reduzir o mandato do senador de oito para quatro anos.
 
Fogo amigo
Quando o senador Carlos Viana decidiu deixar o PSD para filiar no PL para ser o candidato ao governo de Minas do partido, comentei que ele encontraria dificuldades para emplacar o seu projeto, uma vez que o candidato à reeleição Bolsonaro (PL) precisaria de um palanque e um alinhamento forte no segundo maior colégio eleitoral do país. Sabíamos que, independentemente da coligação, ou apoio formal, a sua candidatura caminhará ao lado do governador Zema (Novo). Diante do quadro que se apresenta, os próprios parlamentares do PL já manifestaram publicamente apoio à reeleição de Zema, entendendo que a participação de Viana atende apenas a “projeto pessoal de poder”.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por