O presidente do MDB de Montes Claros, deputado estadual Tadeu Martins Leite (Tadeuzinho), esteve reunido na manhã de ontem (26) com os vereadores do partido, Idelfonso da Saúde, Valdivino Antunes, Elair Gomes e Maria Helena Lopes, quando desmentiu informação divulgada pela imprensa de que teria fechado acordo para apoiar a candidatura na majoritária da deputada Leninha (PT). Segundo ele, não houve conversa com nenhum dos pretensos candidatos e que o assunto só será discutido próximo à realização das convenções.
Multa da Covid
Na coluna de ontem divulgamos a queixa de comerciantes com relação à abordagem de fiscais e guardas municipais, dentro das determinações da prefeitura, na prevenção ao combate à Covid-19. Citamos a denúncia de excesso de multa. A este respeito, o secretário de Defesa Social, Anderson Chaves, esclareceu que até o dia de ontem haviam sido vistoriados 314 estabelecimentos, sendo que somente 63 foram multados. Deste total, 46 multados em 10 UREF (menor valor) e 17 acima do valor mínimo. Vale lembrar que cada UREF equivale a R$ 37,50. Explicou que a maioria das fiscalizações é oriunda de denúncias da população.
Novo presidente
A fala do ministro Luiz Fux, nesta quinta-feira (26), quando foi eleito presidente do STF para os próximos dois anos, leva a população a acreditar que teremos paz entre os poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). Deixou claro que pretende construir diálogos com as Forças Armadas e o Palácio do Planalto, já tendo iniciado conversa com generais e ministros do governo. Ele é considerado um homem de diálogo. A posse está marcada para o dia 10 de setembro. A ministra Rosa Weber será vice-presidente do STF durante a gestão Fux.
PC do B
Pelo andar da carruagem o PC do B em Montes Claros, apesar de navegar no campo da esquerda, somente fechará entendimento com o PT, na disputa majoritária, se houver interferência da direção estadual. A princípio tem sido pressionado para lançamento de candidatura própria. Vale lembrar que no município a agremiação anda mais pela direita, do que mesmo pela esquerda. O dirigente do partido, vereador Daniel Dias, é um dos integrantes do Legislativo que apoia a administração do prefeito Humberto Souto (Cidadania), que historicamente sempre andou pela direita.
Participação das empresas
Um procedimento que merece registro, e que foi lembrado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Montes Claros, Edilson Torquato, tem sido a participação de várias indústrias, e do próprio comércio da cidade, que tem colaborado principalmente com doações para o enfrentamento da Covid-19. Aliás, seria necessário que tornasse público os nomes, inclusive para incentivar outros empresários.