Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Mato sem cachorros

Publicado em 19/05/2023 às 01:00.

Antigamente, quando não era proibido a caça, os chamados caçadores, além da tradicional espingarda, sempre eram acompanhados por cachorros, de preferência da raça perdigueiro. Era a forma de garantir sucesso na empreitada. Caso contrário, a caçada estava comprometida. A prática acabou gerando a expressão “estar num mato sem cachorro”, que se refere a uma situação aparentemente sem saída. Transferindo para os dias de hoje, podemos dizer que a população brasileira está num mato sem cachorro, uma vez que não acredita mais nas instituições. Primeiro que todas as esperanças eram depositadas no judiciário, o que hoje não mais acontece. Num segundo momento, a esperança era nas forças armadas, o que também não mais acontece . No final das contas restou o Congresso Nacional e o Executivo, que mesmo antes dos episódios que vem acontecendo no país,já não contava com essa confiança.
 
Visita dos ministros
Sou do tempo em que quando ministros se deslocavam da capital federal para eventos no interior do Estado, sempre traziam na mala ou pasta, fatos concretos, a exemplo de atendimento às reivindicações da população. Essa é a expectativa do Norte de Minas em relação à visita dos ministros Alexandre Silveira de Minas e Energia e Waldez Góez da Integração e do Desenvolvimento Regional ,a Montes Claros, no próximo dia 29. Só esperamos que nas bagagens não tragam somente, sonhos, promessas e “sopa de letras”.
 
Caso Dallagnol
Como pensar não constitui, até o momento, em crime, penso que o judiciário vem “esticando demais a corda” na convivência com integrantes de outros poderes, em especial o Legislativo. Os embates têm, inclusive, desgastado integrantes do Congresso Nacional, em especial o presidente, Senador Rodrigo Pacheco. A gota d’água desta semana foi a cassação do mandato do deputado federal Deltan Dallagnol, ex-procurador da Lava-Jato. A decisão do TSE foi considerada por vários parlamentares como inconstitucional e obedeceu apenas o viés político.
 
Lira
Alheio ao embate jurídico, o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, afirmou que a perda de mandato de Deltan Dallagnol será analisada pela Corregedoria daquela casa, onde o parlamentar poderá apresentar defesa. A possibilidade de barrar a decisão do TSE existe.
 
Saia Justa
Senadores estão aproveitando o caso Deltan Dallagnol para pressionar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a se posicionar, suspendendo imediatamente a cassação do mandato do parlamentar pelo TSE. Uma das defesas foi feita pelo senador Hamilton Mourão ( Republicanos-PR),que acusa o STF de medidas que ferem a Constituição Federal. Aliás, sobre o assunto, por motivos óbvios, Pacheco vai preferir ficar calado fazendo “ouvido de Mercador”.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2023Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por