Talvez em face do início do período de férias, ou até mesmo pelo fato das entidades ligadas a categoria serem berço do PT no Estado, em Belo Horizonte tem sido tímida as manifestações do professorado em relação ao atraso no pagamento do mês de dezembro e o 13º salário por parte do Governo de Minas. Aliás, nas inúmeras manifestações que estão ocorrendo em Belo Horizonte a CUT nem tem marcado presença para defender os trabalhadores.
LRF pra poucos
Fica claro que grande parte das leis brasileiras tem as pernas curtas e não consegue atingir a prateleira de cima do poder. Um caso claro é a Lei de Responsabilidade Fiscal que passa longe da presidência. Em Minas, por exemplo, se a referida lei for levada ao pé da letra, não tem como o governador Fernando Pimentel deixar o poder sem levar consigo um caminhão de processo. Aliás, a própria retenção de recursos de ICMS de áreas como transporte escolar e da saúde, já seria o suficiente para entornar o caldo. Se fosse algum prefeito “o pau já teria atingido a moleira”.
Sendo vigiados
Prefeitos e dirigentes de entidades com trânsito junto ao Palácio Tiradentes argumentam que estão sendo sufocado por aliados do governador Fernando Pimentel. Queixam que estão sendo vigiados 24 horas e basta uma fotografia, ao lado de alguma liderança política fora do grupo do Governo, para ser motivo de retalhação e terem seus pedidos dificultados.
Recesso parlamentar
Hoje foi o último dia de trabalho no plenário da Assembleia Legislativa de Minas, que desde terça-feira vem sendo realizado esforço concentrado para votar todas as matérias em pauta. O retorno aos trabalhos acontece somente no dia 2 de fevereiro. Vale salientar que até o fim do recesso os gabinetes naquela casa funcionarão normalmente.
Salinas
Está programada para a primeira semana de fevereiro a inauguração de uma unidade do Corpo de Bombeiros na cidade de Salinas. A área que está sendo preparada também abriga um escritório do DER-MG, que deve mudar de lugar. Vale lembrar que até bem pouco tempo o município de Taiobeiras disputava com Salinas o direito de receber a unidade dos Bombeiros.
Helicóptero
Tem sido divulgado como um grande feito do Governo do Estado a chegada, em Montes Claros, de um helicóptero para atender o SAMU e o Corpo de Bombeiros. O que poucos sabem é que a referida aeronave foi adquirida com recursos do Governo Federal, ainda na gestão de Antônio Anastásia. O problema é que simplesmente o atual Governo de Minas reteve o helicóptero em Belo Horizonte e somente agora se propôs a devolver aos verdadeiros donos. Uma outra questão é de que como o SAMU não conta com pilotos, então, coube a parceria com o Corpo de Bombeiros
Condução coercitiva
Não precisava ser operador do direito para afirmar que a farra da condução coercitiva que vinha sendo aplicada de formal banal em todo o país, inclusive pelas bandas do Norte de Minas, era inconstitucional. Felizmente o ministro do STF, Gilmar Mendes acolheu ação do PT e da OAB em relação a condução coercitiva para fins de interrogatório.