Em Manga pesquisas que têm sido realizadas para o consumo interno tem colocado a candidatura da oposição no topo. Hoje as principais lideranças se uniram em torno da candidatura do empresário Maurício Ramos, que deve disputar o pleito pelo PP. Uma das novidades é que ele trouxe para o seu lado além do ex-prefeito Quinquinha, o médico Dr. Cecivaldo que foi vice-prefeito na administração de Haroldo Bandeira e o próprio ex-prefeito Haroldo Bandeira. Outro líder que também integra o grupo é o ex-secretário de Saúde, Dr. Candido Dourado que durante muitos anos trabalhou no hospital local. O atual prefeito Anastácio Guedes que vai para a reeleição, hoje teria dificuldade em renovar o pleito.
Brasília de Minas
Na coluna anterior comentamos sobre o quadro político em Brasília de Minas, quando citamos que os ex-prefeitos Dr. Xikin e Paulo Antônio haviam filiado no Podemos juntamente com o pecuarista Emílio Pinto. Ao invés da palavra filiou saiu filmou. Vale lembrar que o partido é presidido no município por Genilson Silva.
Novela PSDB/Cidadania
Tenho tido cautela na divulgação da movimentação na política em Montes Claros, justamente para evitar especulação, conforme temos constatado na imprensa e nas redes sociais. Recentemente deram como certo acordo entre O PSDB, que faz parte da federação com o Cidadania, com o pré-candidato a prefeito Délio Pinheiro (PDT). A este respeito conversei com o dirigente da agremiação Fernando Daymon e este garantiu que não existe nenhuma definição em relação a apoio na majoritária. Terça-feira ele esteve reunido com o presidente do Cidadania, Claudim da Prefeitura para discutir o assunto e alinhar em relação a chapa proporcional.
Invasões de terras
A Câmara Federal teve sensibilidade para tentar barrar a farra das invasões de terras no país, praticada na maioria por questões ideológicas e atentado à democracia. Foi aprovado na terça-feira urgência para o projeto que estabelece sanções administrativas e restrições a ocupantes e invasores de propriedades rurais e urbanas. Além de permitir o uso de força policial, sem necessidade de ordem judicial, proíbe invasores de vários benefícios sociais, entre eles o bolsa família.
Ruy e Kiko
Ainda é cedo para uma avaliação mais profunda em relação a definição da chapa na disputa majoritária em Montes Claros que tem como candidato a prefeito Ruy Muniz (PSB) e como vice o ex-vereador Kiko Canela. O que é possível é dizer que trata-se de uma chapa equilibrada, onde o vice escolhido acrescenta, harmonizando a chapa, atingindo um eleitorado que até então Ruy não contava. Sempre comentei que a escolha do vice deve levar em consideração o que este acrescenta em termos de estrutura e de eleitorado.