Logotipo O Norte
Terça-Feira,26 de Novembro
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Madeira neles

Publicado em 05/01/2024 às 00:00.

Em São João da Ponte neste períodoque antecede as eleições estamos assistindo o retorno de um filme antigo conhecido como “a cria e o criador”. A três legislaturas atrás o então prefeito Fábio Madeiras, cumpria o seu segundo mandato quando convenceu o eleitorado a apoiar o candidato Danilo Veloso, filho da ex-prefeita Gervacina. De lá para cá passaram a viver uma “lua de mel política” mantendo o grupo unido. Agora, com a intenção de Madeira disputar o pleito deste ano, o casamento chegou ao fim, já que o atual prefeito Danilo não abre mão de lançar o seu vice Márcio Antônio como sucessor. Apesar da boa avaliação da atual administração é fácil perceber que hoje no município o eleitor da situação está mais próximo a Madeira, que lá na frente pode inclusive contar com apoio de grupos ligados à oposição.
 
Eleitor é “trouxa”
A palavra fazer alguém de trouxa continua sendo o termo mais apropriado para definir o tratamento queparlamentares federais têm dispensado à população. Agora mesmo, ao invés de obrigar candidatos a usarem recursos próprios em suas campanhas, simplesmente aprovaram a farra do dinheiro público para bancar a festa. O Fundo de financiamento de Campanha que era de R$ 900 milhões passa a ser de R$ 5 bilhões. A conclusão é simples: Você paga o cidadão para ser candidato e quando ele se elegeu você ainda é obrigado a conceder a ele um salário acima da média.
 
Gasolina e Gás
O principal ataque do então candidato a presidente Lula (PT), ao candidato Bolsonaro (PL), no pleito eleitoral de 2022, foi os preços da gasolina e do gás de cozinha. Foi citado como exemplo, o período em esteve na direção do país e conseguiu controlar os preços. Hoje, depois de um ano de governo, o que fez foi permitir um aumento ainda maior. Para complicar estamos assistindo o anúncio do aumento destes produtos agora em janeiro e no mês de fevereiro. O mais triste é quejustamente quem o presidente Lula vangloria de ser seu eleitor é que serão atingidos. Aliás, na campanha deste ano, como os aliados do presidente vão explicar para os eleitores tais aumentos.
 
Berizal
Em Berizal o atual prefeito João Carlos (MDB), que cumpre o seu segundo mandato, apesar de bem avaliado, vem encontrando dentro do seu grupo dificuldade na escolha do seu sucessor. No município a disputa sempre foi acirrada. Na última eleição, a candidata Talyane Pereira (Solidariedade) foi derrotada com margem pequena de votos e já decidiu que enfrentará as urnas no próximo ano. No pleito eleitoral de 2020 João Carlos obteve 1.720 votos, contra 1.553 de Talyane.
 
Compasso de espera
A maioria dos partidos políticos estão encontrando dificuldades em convencer lideranças de serem candidatos. As regras e o rumo do processo tem gerado incertezas.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por