O presidente Lula (PT) retorna a Minas Gerais nesta quinta-feira(25), com agenda em Minas Nova va no Vale do Jequitinhonha, com passagem por Montes Claros. Segundo apurou a coluna ele vem direto de Brasília-DF para Montes Claros, com pouso previsto para às 9 horas, de onde segue de helicóptero para Minas Nova. O esquema de segurança montado pela Polícia Federal entrou em execução deste o dia de ontem. Vale salientar que por motivos óbvios a agenda não foi disponibilizada e nem a população mobilizada. É a segunda visita ao estado nos últimos dois meses – a ultima foi em Mariana, em junho, para tratar da reparação pelo rompimento da barragem de Fundão.
Frei Valdo
A população simples de Montes Claros, em especial a comunidade católica, recebeu com tristeza a notícia do falecimento, na terça-feira, do padre Valdomiro Soares Machado, conhecido carinhosamente como Frei Valdo. Com o seu jeito simples e humilde Frei Valdo conseguia transmitir às pessoas mais humilde, fé, esperança e amor. O seu trabalho comunitário ultrapassava as fronteiras de Montes Claros. Vale salientar que atendendo a seu pedido, quando em vida, Frei Valdo foi sepultado no distrito de Nova Esperança onde também foi sepultada a sua mãe.
Zema cacifando
Não sei ao certo se a palavra cacifando se enquadra na estratégia que o governador de Minas, Romeu Zema (Novo) está usando para colocar o seu nome no holofote do processo eleitoral. O fato de ter marcado para o dia 16 de agosto em São Paulo o lançamento da sua pré-candidatura à Presidência da República foi a forma que encontrou para dizer que é uma das alternativas da direita para a disputa majoritária nacional no próximo ano. Entendo que nestas alturas do campeonato tal procedimento seria desnecessário. Serve apenas para o partido Novo marcar território.
Prisão de Bolsonaro
Constantemente estamos assistindo nas redes sociais postagens relacionadas com a possível prisão do ex-presidente Bolsonaro (PL). Sem querer entrar no mérito da questão, ou analisar dentro de um viés político, entendo que o risco maior é para o país, já que poderemos assistir de perto uma convulsão social difícil de dimensionar. Se o Brasil estivesse andando dentro da normalidade com sintonia entre os poderes, a Constituição sendo respeitada e a economia estabilizada poderíamos pensar o contrário. Estão esquecendo que hoje os holofotes do mundo estão voltados para o que está acontecendo em nosso país.
Alerta aos brasileiros
Você só tem os direitos pelos quais está disposto a lutar. Diante de tais palavras é possível afirmar que a concretização da democracia no nosso país passa pelas eleições de 2026. As escolhas serão o resultado do nosso futuro.