Logotipo O Norte
Terça-Feira,26 de Novembro
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Leninha presidente

Publicado em 26/10/2023 às 00:00.

A deputada estadual Leninha (PT), que ocupa a vice-presidência da Assembleia de Minas, deverá assumir no período de 31 de outubro e 14 de novembro a presidência do parlamento mineiro. É que até então, está confirmada a participação do presidente, Tadeuzinho Leite (MDB) na delegação do governador Zema (Novo) que cumpre missão internacional tendo como roteiro China, Catar, Coreia do Sul e Japão.
 
PL e as eleições
O presidente do PL em Minas, deputado federal Domingos Sávio divulgou vídeo convidado lideranças montes clarenses para reunião neste sábado, das 11 às 17 horas, em estabelecimento na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, em frente ao Mania Gourmet, quando serão discutido assuntos relacionados com as eleições de 2024, bem como haverá momento de filiação. Em Montes Claros, a agremiação é presidida pela jovem Aline Bastos.
 
PL na majoritária
Na convocação feita através de vídeo, o presidente do PL de Minas, deputado federal Domingos Sávio comentou que no município a agremiação vai para as urnas com chapa completa, seja na proporcional como na majoritária. Entendo que se as eleições fossem hoje, a agremiação teria dificuldade em apresentar nome de candidato a prefeito com chances reais de fazer frente aos nomes já colocados. Quem teria tal condições não se dispõe a enfrentar as urnas. Na proporcional é possível esperar o desenrolar das articulações.
 
Dificuldades
É fato de que na maioria das situações os partidos políticos têm encontrado dificuldade na montagem de chapa proporcional. São vários os fatores. O primeiro é de não conhecer o dia-a-dia do processo, em especial o potencial dos pretensos candidatos. Como consequência não tem como equilibrar a formação das chapas. Partidos estruturados também têm encontrado dificuldade. A diferença é que tem sido obrigado a rejeitar a filiação de determinados candidatos, inclusive atuais vereadores.
 
Holofote do processo
Chama atenção o fato de partidos com visibilidade nacional, com representação de destaque no Congresso Nacional, não terem conseguido se reestruturar em Montes Claros, ficando fora dos holofotes do processo eleitoral. Podemos citar o PSDB, PSB, Solidariedade e o próprio PL que é o principal partido de oposição no país. Sei que os atuais dirigentes destas agremiações, não ficarão satisfeitos com a análise, mas na prática o comentário deve servir de incentivo para “ virar a página” e buscar orientação de quem conhece do assunto.
 
Cisrun
Durante encontro realizado no auditório da Câmara de Montes Claros pelo Cisrun ( Samu) a queixa principal foi em relação ao atraso no repasse por parte das prefeituras. Hoje cerca de 25 prefeituras do Norte de Minas estão inadimplentes.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por