Logotipo O Norte
Sábado,12 de Julho
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Leitura do PT

Publicado em 16/03/2022 às 00:59.Atualizado em 16/03/2022 às 08:22.

Entre os partidos de esquerda ou centro-esquerda, o PT é o único que tem conseguido fazer a leitura correta de como aproveitar melhor a federação. A proposta é colocar todos em função da candidatura de Lula à presidência. É possível prever que numa aliança envolvendo PT, PC do B, PV e PSB, os petistas, levarão vantagem inclusive na disputa proporcional, já que a tendência é a polarização do PT com o candidato do Palácio do Planalto. 

Proteção aos Idosos
Sou a favor dos movimentos e leis de proteção a animais, inclusive as campanhas que acontecem em todo o Brasil. Entretanto, é preocupante o fato de que hoje dão mais importância à vida dos animais do que das pessoas, sob a alegação de que estes são irracionais. Basta visitar os próprios bairros distantes em Montes Claros para verificar as inúmeras famílias que não têm sequer o alimento do dia. Tem sido mais fácil socorrer um animal ferido no meio da rua do que mesmo uma pessoa. É preciso conciliar as coisas. Aliás, a situação dos idosos é ainda mais preocupante. A sugestão para classe política é a criação da Comissão de Proteção dos Idosos.
 
A sobra mudou
Tem muito pré-candidato a deputado de primeira viagem apostando que poderá ser eleito na sobra, mas desconhecendo a nova regra. É preciso entender que o candidato para participar da divisão terá que atingir os 10% do quociente, mas, no caso da sobra a porcentagem para participar é de 20%. Pela nova regra não é mais o partido que conseguir as maiores sobras que participará do rateio. Com a reforma o rateio será entre os candidatos mais votados e que não conseguiram eleição direta.
 
Federação municipal
Como a Lei Eleitoral no Brasil serve apenas para atender os interesses dos integrantes do Congresso Nacional e é reformada toda véspera de eleição, de acordo com a conveniência dos parlamentares, fica evidente que a criação da federação foi uma decisão a toque de caixa que só valerá para o pleito de outubro deste ano. No caso específico das eleições de 2024 a proposta poderá sofrer algum tipo de mudança já que o seu formato não se encaixa no pleito municipal. Como a decisão é de baixo para cima, o entendimento é que os diretórios nacionais também vão colocar na mesa de discussão a conveniência da federação para eleição municipal.
 
Avaliação do Governo
Independentemente se o governo do presidente Bolsonaro é bom ou ruim, é triste perceber que a maioria da imprensa do país age de forma orquestrada em não divulgar as ações positivas do Governo. Estão esquecendo que o país está acima de qualquer ideologia ou interesse político. É preciso entender que Bolsonaro ou Lula são apenas protagonistas de uma história que envolve interesse pelo poder. O certo é divulgar erros e acertos do Governo.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por