Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Kalil e o PT

Publicado em 26/07/2022 às 00:00.

Antes mesmo de o candidato ao Governo de Minas Alexandre Kalil (PSD) montar agenda para visita aos municípios do interior do estado, já havíamos antecipado que, se dependesse das lideranças do seu partido, ele enfrentaria uma campanha em “carreira solo”. Não deu outra. Na quinta e na sexta da semana passada, durante passagem por Januária, Brasília de Minas, Porteirinha, São Francisco e Bocaiúva, Kalil teve que ser amparado pelo grupo petista para não ficar sozinho. 
 
Caravana em Bocaiuva
Uma demonstração de que Alexandre Kalil (PSD) não deverá contar com a caravana do seu partido no Norte de Minas em sua embarcação foi a visita a Bocaiúva na sexta-feira. Entre as autoridades que participaram da mesa estavam apenas aliados petistas e dois do PC do B. Entre os petistas, podemos citar os deputados Paulo Guedes e Adelmo Leão, o candidato a vice Quintão, Reginaldo Lopes, Virgílio Guimarães e a deputada Leninha. Aliás, nenhum dos atuais prefeitos compareceram. Quanto à plateia, a maioria era formada por assentados.
 
Piquenique no processo
Não precisa ter bola de cristal para afirmar que o deputado federal André Janones, apesar de ter sido oficializado como candidato à presidência da República pelo Avante, fará apenas “piquenique no processo”. Só terá espaço na mídia no momento em que permitir ser usado para atacar adversários da grande mídia. Não é nenhuma novidade afirmar que em Minas, terra natal de Janones, os integrantes do seu partido em quase sua totalidade vão caminhar com Zema (Novo) e Bolsonaro (PL). 
 
Renovação do parlamento
Infelizmente o desenho das eleições de outubro próximo no Brasil mostra de forma clara que não haverá renovação substancial na política brasileira. Tanto no parlamento federal, como estadual, a renovação deve ficar em torno de 30%. Isto equivale dizer que em torno de 70% dos deputados deverão renovar seus mandatos. A previsão também vale para a disputa no Senado e pelos governos dos Estados. A esperança de que correríamos com a corrupção da nossa política continuará sendo apenas um sonho. Infelizmente, a maioria do eleitorado não faz diferença em eleger um bandido corrupto ou alguém que tem compromisso com o país e a honestidade. Lamentável… 
 
Disputa no Senado
Tenho recebido consultas de leitores querendo saber como anda a disputa para a vaga de Minas Gerais no Senado. A este respeito, o que posso afirmar é que a análise somente será possível após a conclusão das convenções. Na prática, está faltando um nome de peso e credibilidade no processo. Caso isto não aconteça, será obrigado a seguir aquele velho ditado: “se não tem tu, vai tu mesmo”.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por