Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Justificativa de greve

Publicado em 10/03/2022 às 00:24.Atualizado em 10/03/2022 às 08:26.

Somos totalmente favoráveis aos movimentos grevistas, que é de fato um instrumento para que as classes organizadas consigam seus objetivos, principalmente a valorização. Entretanto, chama a atenção o fato de entidades que representam parte das categorias aproveitarem justamente o ano eleitoral para propor greves, sem antes mesmo tentar uma negociação. Temos como exemplo o setor de educação, que durante a pandemia permaneceu em home office e quando são definidas as aulas presenciais deflagram greve. Considero uma grande coincidência, principalmente levando em conta de que durante toda a gestão do ex-governador Pimentel (PT) estas entidades permaneceram hibernadas.

 
Greve segurança
Certamente o eleitor gostaria de questionar porque não comentamos na mesma direção o movimento grevista dos servidores da área de segurança do Estado. São situações totalmente distintas. Neste caso específico, o governador Zema (Novo) teve a iniciativa de encaminhar à Assembleia Legislativa projeto de recomposição salarial destes trabalhadores e depois de aprovado foi por ele sancionado. A diferença é que não cumpriu o que ele próprio propôs.
 
Homenagens
Na coluna anterior comentamos sobre critérios utilizados em Montes Claros para homenagens em ruas, avenidas e logradouros públicos. Citamos nomes, mas é evidente que outros que contribuíram para a história da cidade ficaram de fora. A este respeito, o leitor Sérgio Aguiar citou como exemplo o seu pai, José Lopes Aguiar. Zé Aguiar do DER, como era mais conhecido, participou de obras importantes da cidade como Lagoa do Interlagos, Rodoviária, Avenida Deputado Esteves Rodrigues, João XXIII, mercado municipal, entre outras. Vale lembrar que depois de aposentado ainda contribuiu com a cidade, prestando serviço na Esurb.
 
Novela Ponte JK
Vários leitores residentes na região Norte de Montes Claros e que utilizam constantemente a ponte sobre a linha férrea, ligando o bairro Floresta ao JK, têm buscado na coluna informação em relação a licitação da obra que já virou novela. A última notícia colhida pela coluna é de que a dificuldade está na aquisição da chamada Viga Protendida, que já vem pronta. É que tem poucos fornecedores no país e não vem dando conta de atender o mercado. Vale salientar que como aquela área é utilizada pelas locomotivas da FCA, não é permitido a montagem de estrutura convencional.
 
Cidadão Honorário
De forma justa a Câmara de Montes Claros estará prestando homenagem, com o título de Cidadão Honorário ao professor universitário, doutor em direito e juiz presidente da Justiça Eleitoral de Montes Claros, Vitor Luís de Almeida. A proposta foi uma iniciativa do vereador Igor Dias.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por