Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Judicialização da Saúde

Publicado em 02/06/2023 às 00:00.

Como a saúde de Montes Claros é municipalizada e hoje, tem pacto com vários municípios do Norte de Minas, parte do Vale do Jequitinhonha e Mucuri, a Secretaria de Saúde da cidade está tentando um acordo para dividir a dívida monstruosa que tem com os hospitais. A este respeito, a coluna apurou, com exclusividade, que várias prefeituras já declaram que não vão aderir à repactuação proposta por Montes Claros e que pretendem levar o assunto para a justiça. Alegam que já pagam a cota anualmente, citando que os municípios menores (0.6) pagam anualmente 170 mil reais. Na terça-feira (6) terá nova rodada de conversa, mas adianto que o assunto já azedou.
 
Saúde para saúde
Não é de hoje que tenho alertado que o problema de saúde em Montes Claros só será equacionado se descentralizar os atendimentos, fortalecendo as microrregiões. Como a solução não chega, as prefeituras tentam minimizar o problema investindo na compra de ambulância e alugando casas em Montes Claros para servir de suporte para os pacientes de suas cidades.
 
Porteirinha
No município de Porteirinha já começa a ser desenhada a disputa na majoritária. O atual prefeito Juracy Freire Martins (PP) já decidiu que vai para a reeleição e neste primeiro momento, vai enfrentar o ex-prefeito Alonso Reis. O próprio Alonso informou que já decidiu enfrentar as urnas no próximo ano.
 
Índios fake news
O que mais chamou a atenção na aprovação do Marco Temporal, que limita demarcação de terras indígenas, e marca mais uma derrota do Governo Federal, foi o discurso da oposição que denunciou a existências de muitas pessoas que se intitulam índio somente para ter direito a terras e outros benefícios. Chegaram a apelidar estas pessoas de “índios fake news”. Aliás, em parte sou obrigado a concordar que tal prática toma conta de todo o país. Como é difícil e burocrático provar a etnia, acaba ficando o dito pelo não dito.
 
Pré-Vestibular Municipal
Até agora não consegui entender os reais motivos pelos quais a prefeitura de Montes Claros acabou de vez com o chamado pré-vestibular municipal, que atendia justamente o estudante carente, que não tem como bancar os cursinhos em escolas particulares. A prefeitura conta com a estrutura física, além de ter a oportunidade de encontrar professores voluntários para atender os alunos.
 
Venalidade parlamentar
É triste ver notícia na grande imprensa de que o Congresso Nacional aprovou está ou aquela matéria do Governo Federal depois da liberação de recursos de emendas, que são obrigatórias, ou admitiu negociar cargos na estrutura. De repente sou obrigado a concordar com eleitor que questionou este jornalista sobre para que votar, se os eleitos, após assumirem, não agem de acordo os interesses de quem o elegeu

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por