Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Jarbas Soares

Publicado em 12/11/2022 às 02:00.

O montes-clarense Jarbas Soares deve ser reconduzido à função de procurador-geral de Justiça de Minas para o período de 2023 a 2024. Na votação para formar a lista a ser encaminhada ao governador Zema (Novo), foi o mais escolhido (902 votos). João Medeiros Neto ficou em segundo lugar (344. Os eleitores são os membros do Ministério Público em atividade. A nomeação sai em 15 dias. Além de ter sido o mais votado, Jarbas tem a confiança de Zema pelo resultado do trabalho na procuradoria em 2021 e neste ano. Jarbas Soares Júnior exerceu o cargo de procurador-geral de Justiça do MPMG por três mandatos: 2005/2006, 2007/2008 e 2021/2022.
 
Exército e a População
Em Montes Claros, vários apoiadores do presidente Bolsonaro continuam em frente ao 55º BI manifestando contra o resultado das eleições de 30 de outubro. Como se trata de um movimento pacífico, tem contado com o respeito do comando e da tropa. A este respeito, o comandante do Exército, general Freire Gomes, afirmou aos generais que as manifestações em frente aos quartéis não devem ser reprimidas pelos batalhões, por serem permitidas pela Constituição Federal.
 
Antidemocrático
Vivi e não sabia! Por não ser operador do Direito, evito abordar assuntos, mesmo que não sejam amparados pela Constituição. Estranho é, por conveniência, profissionais da imprensa e do próprio mundo jurídico aceitar como verdade. É o caso do que estão denominando de atos antidemocráticos. Não sabia que pedir a participação das forças armadas no processo é antidemocrático. Antidemocrático é aceitar qualquer interferência indevida.
 
Eleição no Cimams
Na coluna de quinta-feira (10) comentamos sobre a eleição no Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams). Citamos que apenas o atual presidente, o prefeito de Patis, Valmir Morais de Sá, havia se apresentado como candidato. A este respeito, recebemos telefonema do prefeito de Buritizeiro, Pedro Braga, afirmando que vai participar da disputa. A eleição acontece no dia 1º de dezembro – o edital está previsto para ser publicado no dia 18 deste mês e o formulário da chapa disponibilizado no dia 21. Os interessados terão sete dias para apresentar a chapa.
 
Incerteza do mercado
Independentemente de quem votou em Bolsonaro (PL) ou Lula (PT), a preocupação no momento deve ser com o futuro do Brasil, em especial a incerteza do mercado. Antes mesmo da mudança de Governo, já estamos assistindo à queda nos índices que vinham de forma positiva. Preocupa, ainda, declarações de empresários que ameaçam barrar investimentos, podendo resultar no aumento do desemprego formal. É preciso passar tranquilidade para o mercado.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por