Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

IPTU e pandemia

Publicado em 18/03/2022 às 00:37.Atualizado em 18/03/2022 às 08:38.

Existem algumas contradições difíceis de serem degustadas. Ao mesmo tempo em que a prefeitura de Montes Claros restringe o funcionamento do comércio e a movimentação da população, decide, mesmo em período de pandemia, aumentar o valor do IPTU, chegando em alguns casos a dobrar o valor. O mais interessante em toda história é que tanto o governo Federal, Estadual e Municipal quando é para corrigir os tributos, usa como argumento a inflação do período. Aí vai a seguinte pergunta: por que não usa a mesma postura quando se trata de corrigir as perdas salariais dos servidores?

 
Valor do aumento
Informação colhida pela coluna junto ao setor de fazenda da prefeitura de Montes Claros é de que o aumento do IPTU este ano foi de 10.67% e em alguns casos o aumento chegou a dobrar, com a alegação de que foi baseada na tabela progressiva e que teria saído da faixa. Foi calculado baseado em 2020 e 2021. Nos anos anteriores o aumento ficava entre 2 e 3%. Outra justificativa é de que foi usado como cálculo o índice do IPCA.
 
Ponte do Carrapato
Apesar das constantes cobranças e reclamações oficiais, o Dnit tem virado as costas para o problema da ponte sobre o Rio Carrapato, localizada na BR-365, saída para Pirapora, próximo ao condomínio Gran Royalle. Ao invés de definir pela reestruturação da ponte, cuja estrutura está comprometida, o órgão simplesmente colocou quebra-molas no local, como se essa fosse a solução. O resultado é que vários acidentes têm sido verificados no local. A este respeito, o vereador Rodrigo Cadeirante (Rede) por várias vezes levantou o problema junto ao referido departamento, que tem feito ouvido de mercador.
 
Greve na Unimontes
O comando de greve da Unimontes, ao explicar a paralisação que hoje está completando 10 dias, informou que querem que o governador Zema cumpra decisão judicial de 2018, que estipulou a implementação do novo plano de carreira da categoria. Ressalta que estão há uma década sem qualquer reajuste nos vencimentos. Outra reivindicação é a incorporação das gratificações de titulação e demais auxílios ao salário base, evitando perda em caso de afastamento por licença médica e nas aposentadorias.
 
Hospital Regional
Leitor que prefere não se identificar, ao comentar sobre nota na coluna referente à construção do Hospital Regional, disse concordar com a opinião de que uma das soluções para equacionar o problema da saúde em Montes Claros seria de fato a construção do Hospital Regional. Acredita ainda que é uma forma de evitar o clientelismo, seria um hospital público para o atendimento exclusivo SUS, a exemplo do Hospital Universitário. Entende que caso a opção seja entregar a hospital já existente, continuaremos assistindo pacientes em macas e nos corredores.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por