Imaginar que os deputados do Norte de Minas e aqueles que são votados na região não têm interesse que prefeitos considerados de sua base sejam eleitos presidentes das entidades ligadas aos municípios é querer não enxergar a realidade. Entretanto, transferir para estes a responsabilidade de escolher e decidir quem irá presidir, considero como troca de valores e uma demonstração de submissão e subserviência.
Protagonistas
Pelo visto a direção do Cimams tem sido a mais cobiçada pelos prefeitos eleitos e reeleitos. Até a semana passada, 10 nomes haviam sido colocados como pré-candidatos a presidente. Nesta semana, alguns destes candidatos resolveram abrir mão da disputa. A princípio, no holofote do processo aparecem com maior visibilidade o prefeito de Janaúba, Zé Aparecido (PSD) e o prefeito de Curral de Dentro, Tampinha (UB).
Sequela
No ritmo que vem acontecendo as articulações para a disputa da presidência do Cisrun, Codanorte e Cimams a preocupação passa a ser a possibilidade de ficar sequelas, em decorrência do acirramento da disputa com formação de grupos alimentados por quem não é parte do processo e apenas interessado, a exemplo de parlamentares.
Codanorte
Na disputa pela presidência da Codanorte até então, vinha caminhando para um consenso em torno do nome do prefeito de Joaquim Felício, Miguelzinho de Helmar (PSD) que tem apoio da atual diretoria. Nesta segunda-feira, o deputado federal Paulo Guedes (PT) promoveu almoço com prefeitos ligados a ele, quando lançou o prefeito Hugo de Engenheiro Navarro (PSD), como sendo o candidato mais ligado ao seu grupo político.
Eleição das entidades
As entidades de classe que representam os prefeitos do Norte de Minas definiram o dia 7 de dezembro como data para a realização da eleição. Todas acontecerão no período da manhã. Na relação das entidades constam Amams, Cimams, Codanorte e Cisrun. Vale salientar que a princípio, os locais definidos são as sedes de cada um, podendo ser transferidas.
Sede própria
Está definido para o dia 10 de dezembro a inauguração da sede própria do Cimams. O prédio foi construído na região Norte de Montes Claros em área anexa a Cidade Administrativa, na avenida Governador Magalhães Pinto, próximo ao Aeroporto Mário Ribeiro. A grande novidade é que também será entregue à população, o Centro de Convenção, que atenderá não só a entidade como toda região.
Carlos Viana
O senador Carlos Viana (Podemos) chegou nesta manhã a Montes Claros onde tem encontro com vários prefeitos. Na prática ele vem entregar vários maquinários que foram adquiridos através de emenda parlamentar. Até o fechamento da coluna a assessoria do parlamentar ainda não havia disponibilizado a programação da visita.