Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Interferência nas eleições

Publicado em 14/09/2023 às 00:00.

Tem sido constante a divulgação, por parte de pessoas que gravitam em torno da política, tentativa de provar que haverá influência da esfera estadual e federal no processo eleitoral de 2024. Volto a ressaltar que nas eleições municipais o lado ideológico, principalmente na disputa proporcional, perde força. Na majoritária, historicamente o conservadorismo sempre ganhou força privilegiando quem está no poder, apesar da máquina pública, por si só, não garantir vitória.
 
Encontro de Gerações
Está marcado para às 20 horas, na AABB o 8º Encontro de Gerações do Futsal de Montes Claros. O evento tem a participação do presidente da Federação Mineira de Futsal, José Raimundo de Carvalho e faz parte do calendário esportivo da cidade, reunindo os principais nomes que fizeram a história do futsal no município.
 
AMM/Amams/Ammesf
A Associação Mineira de Municípios (AMM) em parceria com a Amams e Ammesf realiza na terça-feira (19) capacitação para servidores das prefeituras do Norte de Minas. O evento acontece no auditório da Amams e entre os assuntos a serem abordados consta informação sobre o movimento municipalista, com a participação do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.
 
PT decide
A executiva do PT de Montes Claros esteve reunida na terça-feira, para definir a pauta do encontro que a agremiação realizará na sexta-feira (22). A princípio, a discussão deve girar em torno da formação da chapa proporcional que com a federação contará com o PT, PV e PC do B. O nome do deputado federal Paulo Guedes deverá ser confirmado como candidato na disputa majoritária. Apesar do processo de escolha ter várias fases, a presidente nacional do PT, Gleisi Hofmann, declarou o nome para disputa será mesmo do parlamentar federal.
 
Decisão do STF
Considero positiva decisão do STF que formou maioria para determinar que o Congresso Nacional recalcule o número de deputados a que cada estado tem direito, com base na proporção da população atual. A redistribuição de vagas deve ser feita até junho de 2025. Caso o Congresso não cumpra a decisão, caberá ao TSE fazer a redistribuição. A determinação vale para deputados federais, estaduais e distritais e será aplicada na legislatura que inicia em 2027.
 
Reforma Eleitoral
O Congresso Nacional votaria na tarde/noite de ontem as propostas da minirreforma eleitoral para as eleições de outubro de 2024. Tem que ser votada um ano antes. Um dos pontos é que no caso das federações se um ente federativo tiver alguma irregularidade, todos ficam contaminados. A ideia é de que apenas a agremiação que tenha praticado a irregularidade seja punida. Outros pontos dizem respeito a aplicação do fundo partidário, descriminalização da boca de urna digital. Com base nas propostas podemos prever que a minirreforma reduzirá número de partidos.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por