Na imprensa deparamos com notícias onde autores na tentativa de divulgar notícia com exclusividade acabam por transforma-la em especulação. Na prática são notícias jogadas ao vento sem a devida apuração. O caso recente foi a notícia da reunião da Justiça Eleitoral de Montes Claros na terça-feira , deixando entender que poderia mudar o resultado da eleição na disputa proporcional. Desde o primeiro momento comentei que fora o indeferimento da candidatura de Ruy Muniz (PSD) não haveria nenhum assunto relevante, ou fato que poderia mudar a composição do legislativo no próximo ano.
DPVAT 2025
As declarações do governador Zema (Novo) de que em Minas Gerais não será cobrado o DPVAT em 2025 poderá terefeito negativo junto ao Governo Federal que ressuscitou o imposto, depois de ter sido extinto pelo ex-presidente Bolsonaro. Se a medida for adotada pela maioria dos governadores de direita o prejuízo político da esquerda será imprevisível. Brasília-DF e Santa Catarina já aderiram a ideia. Com a decisão do presidente Lula (PT) de se opor o prejuízo será maior.
Representação evangélica
Comentamos na coluna anterior queo excesso de candidatos evangélicos retirou do legislativo os dois representantes que seria o pastor Elair e o bispo Stalin. Citamos que entre os eleitos que frequentam congregações evangélicas somente Raimundo do INSS permaneceu. Fui informado de que a vereadora Iara Pimentel é membro da Igreja Batista. A outra informação é que entre os novatos PC Landim também é evangélico.
Famílias Dias
Chama a atenção a hegemonia da família Dias na região de Coração de Jesus e São João da Lagoa. A história começa com Ronaldo Mota Dias que foi prefeito de São João da Lagoa por dois mandatos consecutivos e em seguida disputou a prefeitura de Coração de Jesus saindo vencedor. A sequência foi interrompida com a eleição de Toninho Cordeiro em Coração de Jesus, mas na disputa seguinte foi restabelecida com a eleição de Robin Dias que cumpre o seu segundo mandato. Em São João da Lagoa o irmão Carlinho Dias foi vice-prefeito e em seguida foi eleito e reeleito prefeito. Na eleição do último dia 6 de outubro, o filho de Ronaldo que carrega o mesmo nome do pai, Ronaldo Dias, foi eleito prefeito de São João da Lagoa, enquanto que em Coração de Jesus foi eleito o seu sogro, Samuel Barreto, que foi apoiado pelo prefeito Robin Dias.
Pedro Braga
O prefeito de Buritizeiro, Pedro Braga que havia afastado da direção da Ammesf para disputar a reeleição informou a coluna que não pretende reassumir o cargo e também não definiu se será candidato à direção da entidade em janeiro. É fato que se resolver pleitear a direção da associação de municípios daquela região não terá maiores dificuldades de ser eleito.