Logotipo O Norte
Quinta-Feira,23 de Outubro
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Informação Prefeitura/SAMU

Publicado em 21/10/2025 às 00:00.Atualizado em 21/10/2025 às 14:43.

Sem querer transformar o caso em novela entendo que o bom jornalismo está em você ter o desprendimento de publicar os fatos ouvindo os dois lados envolvidos. Na semana passada comentei sobre as dificuldades que vem atravessando o SAMU regional, inclusive citei que vários municípios não estão pagando a sua cota, tendo citado a cidade de Montes Claros . A este respeito recebi do procurador do município, Danilo de Oliveira, a informação de que o município não está em atraso e que o SAMU estaria com irregularidade fiscal, o que o impede de receber recursos públicos. Ele cita como exemplo a necessidade de ter apresentado ao município a Certidão Negativa de Débito Federal e Negativa de Débitos Trabalhistas atualizada e que já teria intimado o consórcio a apresentar tais documentos.

Fabiano Lopes
Com pouco tempo de atuação como secretário-executivo da Amams, Fabiano Lopes, que além do conhecimento profissional na área contábil já mantinha um ótimo relacionamento com os prefeitos do Norte de Minas, tem surpreendido com ações que coloca novamente a entidade na rota das ações regionais, ao mesmo tempo em que estreitou o relacionamento com a imprensa. O resultado é que facilitou as ações do presidente da entidade, Ronaldinho Mota.

Cegueira política
Eu que acompanho a política nacional há mais de 40 anos tive oportunidade de conviver e analisar a política tanto na esfera municipal, estadual e federal. Hoje percebo que os conceitos de convivência mudaram e para pior. Antigamente políticos da esquerda e da direita se divergiam em plenário durante os debates, mas conseguiam se comunicar e conviver socialmente fora do Congresso Nacional e das Assembleias Legislativas. Hoje a situação chegou a tal ponto que os dois lados não conseguem conviver dentro de uma normalidade democrática, o que tem prejudicado o país. Aliás, a balança do equilíbrio deveria ser o STF que infelizmente, na minha opinião, fez foi "colocar mais lenha na fogueira".

Fato curioso
Durante a inauguração do Fórum de Montes Claros ( quinta-feira -16) , o prefeito Guilherme Guimarães (UB) fez comentários que buscou no " fundo do baú da sua história de vida". Ele citou que teria sido colega da Juíza Cibele Macedo, Diretora do Fórum de Montes Claros e da ex-deputada estadual e atual prefeita de Nova Porteirinha, Elbe Brandão na Escola Estadual Gonçalves Chaves. Pelo visto a referida escola que continua bem avaliada foi responsável por formar diversas pessoas que fizeram e continuam fazendo parte da história da nossa cidade, nossa, região e do páis.

Eleitor invisível
Tenho recebido constantemente consulta em relação ao processo eleitoral e principalmente de previsão do que possa acontecer no pleito de 2026. Sempre lembro ao leitor que qualquer análise só serve para o momento e que, de uma hora para outra, a configuração pode mudar por completo. A última pergunta é em relação aos fatores que poderão mudar a trajetória do processo. O que posso dizer é que quem for candidato deve ficar atento ao chamado eleitor invisível e que são maioria. Ele está presente em todas as classes sociais e sempre evita emitir sua opinião em relação ao processo e aos candidatos. Aliás, este tipo de eleitor, inclusive os próprios instituto de pesquisas tem dificuldade em saber seu pensamento e sua tendência. Estes são os que decidem.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por