Logotipo O Norte
Segunda-Feira,25 de Novembro
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Horário Eleitoral

Publicado em 13/08/2024 às 00:00.

Vários candidatos a vereador em dúvida em relação ao início da propaganda eleitoral anunciada para esta sexta-feira (16). Vale explicar que nesta sexta-feira, os nomes apresentados nas convenções, deixam de ser pré-candidatos para serem oficialmente candidatos. Com isso está liberada a propaganda eleitoral, inclusive na internet. Entretanto, o momento mais aguardado acontece no dia 26 deste mês, quando inicia a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. O importante é que os candidatos não misturem os dois momentos e a seleção dos materiais.
 
Duas em uma
É preciso alertar os candidatos que deste de 2022 a organização de campanha mudou por completo, sendo necessário a sua divisão em duas partes. Primeiro as redes sociais passaram a ser a principal ferramenta, o que merece um trabalho diferente do material programado para o Rádio e a TV. É fato de que muitos dos conteúdos elaborados para as redes sociais são bem vindos nos programas de TV. Já os programas de televisão e rádio vão depender da linha dos adversários, onde propostas, apresentação de trabalho e defesa dos ataques será a principal tônica. 
 
Cuidado com os programas
Pesquisas já demonstraram que a população, na sua maioria, ainda não está envolvida no processo eleitoral deste ano. De mais a mais, o número de eleitores interessados no programa gratuito de TV e rádio chega a ser insignificante. Diante de tais constatações procure fazer programas leves, descontraídos e com propostas e não promessas.
 
Santinhos
Leitor que por coincidência é candidato a vereador encaminhou pedido de sugestão de como confeccionar o material de campanha conhecido como santinho. A princípio foi orientado a colocar no material as principais pautas e projetos. É preciso entender de uma vez por todas que voto para vereador é pessoal e intransferível e se conquista no tête-à-tête com o eleitor. O santinho só serve para fixar a sua imagem e o seu número junto ao eleitorado. Não conheço nenhum eleitor que hoje vota baseado em suas promessas contidas no material de campanha. É preferível fixar na qualidade do material, com definição de cores vivas e com sua foto e a numeração bem destacada.
 
Dois PTs
Somente após a definição das candidaturas em Montes Claros será possível fazer uma leitura dos fatos. Entretanto, o desenho real começa a aparecer. Pensando no hoje e por acompanhar a história dos partidos é possível dizer que no município existem dois PTs, sendo um liderado pelo deputado Paulo Guedes e outro pela deputada Leninha. A parlamentar sabe que no caso da eleição de Guedes a prioridade é trabalhar com seu ex-assessor, o deputado Ricardo Campos. Com isso, concentra o seu tempo nas candidaturas de aliados na região.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por