Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Holofote do Senado

Publicado em 17/08/2022 às 00:30.

Nove nomes se apresentaram para disputa pela vaga ao Senado que Minas tem direito: Alexandre Silveira (PSD), Bruno Miranda (PDT), Cleitinho (PSC), Dirlene Marques (PSTU), Irani Gomes (PRTB), Marcelo Aro (PP), Naomi de Almeida (PCO), Pastor Altamiro Alves (PTB) e Sara Azevedo (PSOL). Mesmo não tendo bola de cristal, sou de opinião que, no holofote do processo, estarão apenas Silveira, Cleitinho e Aro.
 
Prazos
Pelos nomes apresentados para disputa eleitoral em Minas, tudo indica que não teremos problema em relação à confirmação das candidaturas. Entretanto, é preciso lembrar que o TRE-MG precisa analisar se existe alguma pendência entre os candidatos. O julgamento será concluído até o dia 12 de setembro, 20 dias antes da realização do 1º turno, marcado para 2 de outubro. O prazo vale também para substituição de candidatos, dentro do que prevê a Lei Eleitoral. A exceção é no caso de morte que pode acontecer depois do dia 12.
 
Curiosidade eleitoral
Levantamentos junto ao TRE-MG dão conta de que o número de candidatos, em Minas, aumentou em 5.1% de 2018 para 2022. Em 2018 eram 2.374, contra 2.500 inscritos este ano. Na disputa pelas 53 vagas de deputado federal foram inscritos 1.071, e 1382 na disputa por uma das 77 vagas na Assembleia Legislativa. Do total, teremos 1.691 homens (67,75%) contra 805 mulheres (32,25%). Nestes números estão os nove candidatos ao senado, com dois suplentes cada, e os 10 candidatos ao Governo, mais 10 vices.
 
Taiobeiras tucana
Taiobeiras se notabilizou por ser o município mineiro onde, nos últimos 20 anos, sempre o PSDB venceu a disputa pela prefeitura. E, ao mesmo tempo, fez majoritários os candidatos à presidência e ao governo de Minas, com alinhamento com o ninho tucano. Pelo visto, este ano vai prevalecer o interesse por uma vaga na Assembleia Legislativa. O ex-prefeito Danilo Mendes, que é uma cria tucana, preferiu abandonar o barco e ser candidato a deputado estadual pelo União Brasil.
 
INSS de férias
Em bom momento, na manhã de segunda (15), o vereador Stalin Cordeiro aproveitou a tribuna da Câmara de Montes Claros, para criticar a direção da Previdência Social (INSS) na cidade, que insiste em manter vários dos seus servidores em home office. O resultado são centenas de pessoas necessitando resolver questões junto ao órgão federal sem encontrar saída. Lembrou o vereador que, em todo país, os setores da máquina pública já voltaram ao trabalho com funcionamento normal.
 
Candidaturas femininas
Na coluna de quinta-feira comentaremos sobre a participação feminina nas eleições e as chances de aumento nas bancadas estadual e federal.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por