Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Governo calado

Publicado em 02/12/2022 às 02:00.

É preciso que o governador Zema (Novo) e os deputados da região saiam do casulo e se manifestem sobre a paralisação das obras da ponte no Rio São Francisco, região de Pintópolis. Recebi a informação que a KPE Engenharia, responsável pela obra, havia feito o compromisso de efetuar o pagamento das empresas contratadas na quarta-feira (30), o que não aconteceu. Várias terceirizadas já haviam retirado o material do local. Nesta semana foi a vez da empresa contratada para fazer as fundações para implantação das estacas.
 
Falta de entendimento
Venho acompanhando de perto a movimentação em torno das eleições de entidades do Norte de Minas, que trabalham e representam os municípios – Amams, Cimams, Codanorte – e onde os pleitos já aconteceram com candidaturas únicas, sem disputa. As atenções, agora, se voltam para a eleição no Cisrun Macro Norte, também conhecido como Samu Regional. Fato interessante no processo é que tudo caminhava no sentido de evitar confronto. Deputados ligados à região e que sempre participaram de forma direta e indireta no processo buscaram alinhamento com os prefeitos onde são majoritários, para evitar a disputa na Amams, Cimams e Codanorte, o que parece não estar acontecendo como Samu, cuja eleição está marcada para janeiro.
 
Eleição Samu Regional
Se não houver tentativa de acordo e acomodação dos grupos interessados na disputa pela direção do Cisrun, corre o risco de ser editada as mesmas cenas do pleito passado: o resultado teve que ser questionado via justiça. É preciso que os prefeitos da região, que são os interessados diretos no consórcio, busquem um acordo e evitem influência externa, o que tem sido responsável pelo clima negativo de disputa em defesa de interesses pessoais.
 
Fake news
Você sabia que qualquer questionamento ou pedido de investigação em relação a STF, TSE ou alguns dos seus membros pode ser considerado como fake news? Pelo menos é o que pensa o deputado Nereu Crispim (PSD-RS), que entrou com ação no próprio Supremo e no Tribunal Eleitoral contra os 181 deputados que assinaram o pedido de criação da CPI do abuso de autoridades da corte. O referido parlamentar deveria se envergonhar em apresentar tal proposta contra a própria casa em que faz parte. Como pensar não é crime, estou pensando que chegará o dia em que a nossa Justiça será considerada fake news pela população.
 
Candidatura feminina
Para as eleições de 2024 em Montes Claros, se não houver mudanças na legislação eleitoral, assistiremos partidos que não conseguirão atingir os 30% de sexo oposto exigido por lei. Terão que lançar 17 homens e sete mulheres, totalizando 24 candidatos a que terão direito cada agremiação. Ou seja, número de vagas mais um.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por