Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Furando etapas

Publicado em 23/09/2023 às 00:00.

Em se tratando de campanha eleitoral é possível afirmar que desde o momento em que o cidadão, ou cidadã, decide enfrentar as urnas, precisa primeiramente fazer um planejamento baseado em etapas. Atrasar, ou antecipar qualquer uma das etapas, poderá complicar o resultado final. É preciso reunir munições e saber o momento propício para usá-la. Ao apresentar antecipadamente todo o seu arsenal, ou seja, realizações e projetos, quando iniciar de fato a campanha, tudo que foi mostrado deixa de ser novidade e acaba tendo pouco reflexo no resultado. Aí uma simples narrativa do adversário, mesmo não mostrando a realidade, pode complicar.
 
Arroz de festa
Na disputa eleitoral para 2024 em Montes Claros é possível perceber que entre os pré-candidatos, o vice-prefeito, Guilherme Guimarães (UB) é o que mais tem aparecido, até mesmo pela visibilidade do cargo de vice-prefeito e ser hoje o responsável pelo anúncio e divulgação de obras. Entretanto, percebo que tem exagerado em suas aparições, inclusive em fatos irrelevantes e com postagens de entrevistas também irrelevantes. A este respeito considero que vale aquele velho ditado: Tudo que é demais sobra, e o que sobra é resto. É preferível em determinada situação ser de menos porque tudo que é de menos falta, e o que falta é raridade. Também é importante em política evitar ser “arroz de festa”.
 
Culpa dos omissos
Ou o Congresso Nacional coloca freio nas interpretações das leis, não se acovardando e cumprindo sua missão de legislar, ou continuaremos assistindo a nossa Constituição sendo transformada em “cocha de retalho”. Antes a justiça não saia do conteúdo dos autos e se mantinha nos objetivos das investigações. Ensinam Cintra, Grinover e Dinamarco (2008,p.73) que o princípio do livre convencimento, dentro da persuasão racional, “ regula a apreciação e avaliação das provas existentes nos autos”. Hoje investigações, julgamento no STF e CPIs, são criados com um objetivo específico, mas descambam para atender o objetivo de quem conduz. O resultado é que os ensinamentos nas faculdades de direito vale pela teoria, mas não tem a garantia das letras mortas da nossa Constituição.
 
Monte Azul
A população de Monte Azul comemora a parceria da Prefeitura Municipal com a Fundação Hospitalar Major Domingos que passou a realizar cirurgias ortopédicas eletivas, com atendimento mensal pelos médicos Dr. Felipe e Dr. Igor. É fato que graças ao empenho de prefeitos da Serra Geral o sistema de saúde vem se estruturando, apesar dos poucos recursos do Governo Federal.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por