Logotipo O Norte
Quinta-Feira,21 de Novembro
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Fuad e a esquerda

Publicado em 31/10/2024 às 00:00.

Em determinados comentários nas redes sociais às vezes tenho vontade de manifestar e esclarecer. Entretanto, para não polemizar apenas observo. Um exemplo são os comentários relacionados ao segundo turno para prefeito em Belo Horizonte. O fato do prefeito reeleito Fuad Noman (PSD) ter disputado o segundo turno com Bruno Engle (PL) está tentando fazer as pessoas acreditarem que a esquerda venceu o pleito. A ideia leva em consideração o fato da agremiação fazer parte do Governo Federal. Primeiro que o candidato do PT no pleito foi o deputado federal Rogério Correia que ficou em sexto lugar com apenas 4,37% dos votos. Pelo menos na teoria o PSD é de centro-direita e Fuad que é mais técnico de que político historicamente sempre ocupou cargos de governo que se posicionaram como centro. 
 
Infinity
Um dos sonhos do saudoso Jair Sá Miranda está prestes a ser concretizado. Trata-se da conclusão da construção do prédio Infinity que é uma parceria entre a família Sá Miranda e o Grupo Empominas. A inauguração está prevista para junho de 2025. Serão 28 andares, o que vale dizer que será o maior prédio construído em Montes Claros. “Já bateram” a 21ª laje de um total de 28. O primeiro piso será destinado a lojas, sendo que do segundo ao sétimo será reservado para garagem com capacidade para 250 veículos. O restante será salas e lojas.
 
Sem disputa
Nas eleições para escolha dos presidentes da Amams, Cimams, Codanorte e Cisrun existe um envolvimento direto dos deputados que mobilizam prefeitos das cidades onde têm o apoio e são votados. Na prática a influência é direta no processo. As articulações para renovação da direção dessas entidades, em eleição marcada para janeiro, já iniciaram com vários nomes sendo colocados. Tudo caminha para que haja entendimento como forma de evitar disputa.
 
Emendas parlamentares
As eleições municipais deste ano mostraram de forma clara que o derrame de dinheiro das chamadas emendas parlamentares foi a grande vencedora do pleito. Não foi por acaso o alto índice de reeleição. Em cima deste fato que os atuais parlamentares estão apostando no sucesso em 2026. Entre tais figuras podemos citar o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD) que investiu pesado destinando emendas para prefeitos do Estado, principalmente do Norte de Minas. Ele já manifestou interesse em disputar o Governo de Minas acreditando que o apoio dos prefeitos poderá mudar sua imagem junto ao eleitorado.
 
Novo de Novo
O governador Zema (Novo) já declarou que pretende lançar o atual vice, professor Matheus Simões, como sucessor. Entretanto, a falha nas articulações tem prejudicado o trabalho. Ao invés de priorizar o eleitor em suas andanças ele tem priorizado a militância.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por