O PDT está anunciando o nome do ex-deputado federal Miguel Corrêa para disputar o Governo de Minas. Na prática, o anúncio é uma forma de criar uma expectativa para uma possível negociação. É que o pré-candidato à presidência, Ciro Gomes (PDT), precisa de palanque no Estado e este não tem certeza de que poderá contar com o apoio da esquerda ou oposição, até agora representado por Alexandre Kalil (PSD), que também conversa com o PT de Lula. Quanto a Corrêa, este por vários anos esteve filiado no PT, tendo como última investida a disputa por uma vaga no Senado, não tendo obtido êxito. Uma vez PT, sempre PT.
Ficha Limpa
Falando em PDT, na quarta-feira (9), o STF rejeitou a ação da agremiação que questionava trecho da Lei da Ficha Limpa. Com o resultado fica mantida a determinação de que políticos condenados por decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado ficarão impedidos de concorrer às eleições desde o momento da condenação até oito anos contados após o cumprimento da pena.
Cerimonial Ciro Gomes
Me senti lisonjeado com o convite da direção do PDT para atuar como mestre de cerimônia no encontro a ser promovido na manhã de hoje, em hotel da cidade, em Montes Claros, com a presença do pré-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT). Mesmo sendo um trabalho profissional, não me sinto à vontade, uma vez que sou responsável pela divulgação e análise do mundo político no jornal O Norte. Correria o risco de ser mal entendido, mesmo sendo meus posicionamentos eminentemente técnicos.
Homenagens
Repercutiu de forma positiva comentário da coluna em relação aos critérios que são utilizados no município de Montes Claros para homenagear pessoas já falecidas da sociedade, com nomes de ruas e logradouros públicos. Questionamos o fato de ser critério eminentemente político e que na maioria não retratava a importância da pessoa para o município. Recebemos várias sugestões, entre elas a lembrança do nome do ex-presidente da Câmara João Hamilton Silveira e do ex-deputado federal, ex-prefeito, Moacir Lopes. Quem além da história política, foi um médico humano, que priorizava o atendimento às famílias carentes.
Rodrigo Pacheco
Não existe nenhuma novidade nas declarações do presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), de que não será candidato à presidência da República. As alegações apresentadas não convenceram ninguém. Na prática simplesmente a sua fotografia até o momento não apareceu no holofote do processo.
Campanha na rua
No início do ano diversos nomes do Norte de Minas se apresentaram como pré-candidatos na proporcional. Hoje é possível dizer que a maioria dos projetos ficou no meio da estrada. Percebemos que já tem gente jogando a toalha.