Costumamos dizer que em política a tese do impossível não existe. Quando o senador Flávio Bolsonaro (PL) anunciou que seria o candidato à presidência da República, indicado pelo seu pai, o ex-presidente Bolsonaro (PL), todos nós duvidamos de que o projeto tinha chance de decolar. Hoje as pesquisas já mostram que ele entrou nos holofotes do processo. Se levará a proposta até as convenções ainda não podemos prever, mas o anúncio por si só mostrou que o eleitorado da direita pretende abraçar o nome que for colocado. Aliás, a vantagem da direita em relação à esquerda é que o leque de opções na disputa majoritária é bem maior.
Privatização da Copasa
Não foi nenhuma surpresa a aprovação em segundo turno, pela Assembleia Legislativa do projeto de lei de privatização da Copasa e que fará parte do Propag. O projeto prevê o veto a demissões no quadro de funcionários durante os 18 primeiros meses após a privatização, com exceção para ocorrências de justa causa. A preocupação da população é justamente as regras para exploração de serviço, bem como em relação aos reajuste se vier acontecer.
Dosimetria
Depois de ter sido aprovado pela Câmara Federal e pela CCJ do Senado, deverá ir à plenário na próxima semana o Projeto de Lei da Dosimetria que beneficia pessoas condenadas pelos atos de 8 de janeiro de 2023. A matéria não terá dificuldade de passar no Senado, mas a expectativa é que seja vetado pelo presidente Lula (PT). Pelo sentimento do Congresso Nacional caso isso aconteça o veto será derrubado. Uma das pessoas beneficiadas diretamente é a advogada e ex -candidata a deputada federal de Montes Claros, Aline Leal Bastos Morais de Barros.
Lojas Fechadas
As aparentes euforia midiática falando sobre as vendas no comércio para este final de ano contradiz a realidade em todo o Brasil. Além das lojas vazias é fácil encontrar pelas ruas da cidade placas de Aluga-se, ou Vende-se. O comércio vem sendo vítima dos juros altos e dos custos explosivos. Aliás, a inadimplência deverá mais uma vez bater recorde.
PSD e o Novo
Após o vice-governador de Minas, Mateus Simões ter deixado o Novo e filiado no PSD a novela parece que terá vários capítulos. É que segundo o governador Romeu Zema (Novo) o entendimento prevê que a escolha do candidato a vice na chapa de Mateus sairá do Novo. Num primeiro momento, entendo que uma composição tem que agregar com o vice levando algo de diferente. Da forma com que vem sendo feita a costura entendo que termos uma chapa "pão com pão".
Carlos Pimenta
O deputado estadual Carlos Pimenta (PDT) que assumiu uma cadeira na Assembleia de Minas no início deste mês deixava a impressão de que somente cumpria o restante da atual legislatura. Entretanto, pela movimentação pelo Norte de Minas deixa a entender que a sua missão é recuperar o terreno perdido e voltar a enfrentar as urnas em 2026.
