Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Fim dos comícios

21/08/2018 às 07:01.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:01

Tudo leva a crer que os chamados comícios não acontecerão no pleito deste ano. Os candidatos chegaram à conclusão que a crise moral que tomou conta do país tem dificultado a mobilização para concentração pública. O máximo que os candidatos estão conseguindo é participar das comemorações e festejos tradicionais nos municípios. Na prática, as reuniões estão limitadas aos ambientes fechados e mesmo assim com participação apenas dos aliados do candidato, incluindo prefeitos, vereadores, dirigentes partidários, familiares ou pessoas em torno da campanha. O certo é que não existe clima para comícios. 
 
Coeficiente eleitoral
Se não houver mudança no comportamento do eleitorado neste ano, a votação, principalmente na proporcional, deve cair no mínimo em 20%. A “marola” que tem desmotivado o eleitorado deve atingir também os candidatos na disputa majoritária, de forma direta os candidatos ao Senado. Aliás, tanto na proporcional como na majoritária, os mais prejudicados são os candidatos de primeira viagem, que não terão tempo sequer de se apresentar ao eleitorado.
 
PSL em Moc
Tomando como base o número de eleitores, Montes Claros é o município que conta com o maior número de candidatos a deputado federal pelo PSL mineiro. A agremiação lançou na cidade quatro candidatos a deputado federal: Paulo Lopes, Marcelo Freitas, General Araújo e Beto Colares. É fato que fica a ideia de que a decisão levou em consideração a necessidade do preenchimento da chapa. O ponto positivo é de que acabaram criando cabos eleitorais de luxo para a campanha de Jair Bolsonaro à Presidência da República.
 
Número de eleitos
Falando no PSL de Minas, um dos integrantes da cúpula do partido comentou nesta semana que, pelas contas da agremiação, a expectativa é de que consigam eleger de quatro a cinco deputados federais. Mesmo sem uma análise da capacidade de cada um dos candidatos do partido, é possível dizer que a expectativa real é que consigam eleger dois candidatos, sendo um direto e outro na sobra. A possibilidade de um terceiro nome se dará se o candidato a presidente Jair Bolsonaro puxar para cima o voto de legenda.
 
Julgamento de Lacerda
As atenções da política mineira estão voltadas hoje para o julgamento por parte do TSE do pedido de registro ou indeferimento da candidatura ao Governo de Minas de Marcio Lacerda (PSB). O candidato à reeleição pelo PT, governador Fernando Pimentel, torce para a derrota de Lacerda no Tribunal, já que com isso contará com o apoio do PSB na campanha, incluindo o tempo no rádio e na TV. O candidato ao Governo pelo PSDB, senador Antonio Anastasia (PSDB), torce pelo mesmo resultado, uma vez que poderá ter a chance de vencer o pleito já no primeiro turno.
 
Adalclever Lopes
Quem também está de olho no julgamento de Lacerda é o presidente da Assembleia de Minas, Adalclever Lopes (MDB), escolhido como candidato a vice-governador na chapa do PSB. Se a chapa não for garantida pelo TSE, o MDB deverá tirar um dos candidatos a deputado estadual para que ele tente a reeleição.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por