Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Fim da polarização

Publicado em 24/08/2024 às 00:00.

Um fato que vem sendo registrado nas principais cidades do país é que neste primeiro momento da campanha não estamos assistindo a polarização de candidaturas na majoritária. Temos vários exemplos no Norte de Minas onde principalmente os candidatos que vão para a reeleição estão com candidaturas consolidadas com adversários apenas marcando território. Em Montes Claros é fato de que vários dos nomes colocados serão bem avaliados, mas não ao ponto de provocar uma polarização entre duas candidaturas.

Bola de Cristal
Vários leitores questionaram o fato de ter dito que faltando 15 dias para as eleições irei cravar o resultado na disputa majoritária. A este respeito é possível afirmar que já no final da primeira semana de setembro já teremos o desenho do que irá acontecer nas urnas em 6 de outubro. Aliás, antes mesmo da deflagração de fato do processo já tem candidatura perdendo o fôlego tentando apagar a fogueira acesa pelos seus candidatos a vereador.

Eleição americana
Que as eleições americanas são importantes e tem influência direta em todos os continentes não temos a menor dúvida. O que não entendo é o fato de emissoras de TV do Brasil se posicionarem e ao mesmo tempo agirem como se o pleito fosse em nosso país.

Campanha na TV
Tem início na próxima sexta-feira (30) o programa eleitoral gratuito que vai até o dia 3 de outubro, três dias antes das eleições. Onde houver segundo turno as inserções no rádio e na TV acontecem de 11 a 25 de outubro. Nos dois casos o horário de exibição vai de 5 da manhã às 24 horas. Vale ressaltar que o tempo total é de 70 minutos distribuídos em blocos que vão de 30 a 60 segundos. Do total de tempo exibido 60% são destinados aos candidatos a prefeito e 40% aos vereadores.

Prioridade do eleitor
Proprietário de conceituado instituto de pesquisa de intenção de voto comentou com este jornalista que os levantamentos realizados na região do Norte de Minas e Sul da Bahia mostram que a principal prioridade e reivindicação dos eleitores é com o setor de saúde. Tal constatação não é nenhuma novidade e historicamente sempre apareceu em primeiro lugar nas pesquisas. O interessante é que quando da abertura das urnas a proposta em favor da saúde não apresenta o resultado esperado pelos candidatos.

Mudança no regimento
Se não houver mudanças no regimento interno das casas legislativas a começar pela Câmara de Vereadores até o Senado Federal a população sempre será refém de uma única pessoa. Nestas casas, mesmo que a maioria queira, qualquer proposta, inclusive as de iniciativa popular, só vão a votação no plenário se o presidente quiser. Diante de tal constatação é uma utopia acreditar que Rodrigo Pacheco (PSD), colocará em pauta pedido de impeachment de Alexandre de Morais.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por