Até prove ao contrário, a busca de sobrevivência através da federação na prática não fez bem a saúde dos partidos envolvidos. O resultado obtido nas eleições deste ano mostrou na prática enfraquecimento e desidratação. Saíram menores do que entraram. Talvez se a opção tivesse sido a fusão o resultado teria sido outro. A conclusão é de que o único remédio para salvar estes partidos é a busca de fortalecimento através de carreira solo. Aliás, entre as agremiações mais prejudicadas podemos citar o PT.
Zé Aparecido
Que a reeleição do prefeito de Janaúba já estava prevista ninguém tem dúvida. Entretanto, os números chamaram atenção. O resultado deu a ideia de que seria uma eleição com candidatura única. O adversário Dr.Efigênio Soares (Mobiliza) obteve 1.563 votos, o equivalente a 3,98% dos votos. Zé Aparecido, mesmo cuidando da saúde no período de eleição conseguiu 96,02% dos votos válidos. Se não bastasse conseguiu bater três recorde: Recorde Nacional em votação na reeleição; Record Nacional em vencer em todas as urnas em todas as seções e recorde estadual em votação geral.
Guilherme sem compromisso
Nesta semana entrevistei o prefeito eleito de Montes Claros, Guilherme Guimarães (UB) para o programa Câmara em Foco da TV Câmara. Além de ter reafirmado as promessas de campanha. Fez questão de deixar claro que não tem compromisso de cargo com nenhum dos envolvidos em sua campanha e que da mesma forma não houve este tipo de cobrança. Ele fez questão de frisar que o prefeito Humberto Souto, grande responsável pela sua vitória, não fez qualquer pedido, ou exigência. Vai priorizar a capacidade técnica.
E as pesquisas?
A justiça eleitoral, incluindo o Ministério Público Eleitoral, não pode jogar por debaixo dos tapetes fatos ocorridos durante campanha política. Um dos absurdos que ficou claro, após o resultado, foi a manipulação de forma grosseira de pesquisas de intenção de voto. É preciso que tudo seja esclarecido. Não tem explicação uma pesquisa apresentar margem de erro de mais de 80%, como foi o caso de pesquisa mostrando segundo turno e colocando quem estava em baixo bem próximo ao primeiro colocado. Com a palavra a justiça!
Elbe Brandão
Mesmo não tendo bola de cristal, havíamos previsto que a ex-deputada estadual, Elbe Brandão ( Cidadania), era a franca favorita para vencer as eleições em Nova Porteirinha. A sua ligação com o município vai desde a década de 70, quando o seu pai já era produtor e incentivador de projeto de Irrigação do Gorutuba. Aliás, Edilson Brandão teve oportunidade de ser prefeito da vizinha cidade de Janaúba. Elbe Brandão chega trazendo a experiência de deputada, secretária executiva da Amams, Secretária de Estado e professora universitária.