Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Fiel ao poder

Publicado em 25/11/2022 às 02:00.

Faltando pouco mais de dois meses para eleição da mesa diretora da Câmara Federal, ninguém tem dúvida de que o atual presidente, Arthur Lira (PP-AL), será reconduzido ao cargo a partir do dia 1º de fevereiro. Além dos aliados do presidente eleito Lula (PT), já recebeu o compromisso de apoio da bancada do União Brasil e Podemos. Vale ressaltar que Lira carrega uma peculiaridade que é o de ser fiel ao poder Executivo, independentemente de quem esteja sentado na cadeira principal. Até agora tem sido fiel ao presidente Bolsonaro (PL) e o mesmo acontecerá com Lula.
 
Escolha de partido
Se não houver mudanças na legislação eleitoral até as eleições de 2024, é fato que a principal dificuldade dos atuais vereadores será o de encontrar, de forma antecipada, abrigo em uma agremiação que permita reeleição. De um lado, antecipar ou deixar para a última hora decidir se continua ou muda de partido acaba sendo um grande risco. Com a diminuição de partidos, fruto de fusões, bem como a federação, somente quem está fora do poder é que terá maiores chances de acerto na escolha.
 
Copa em Preto e Branco
A forma com que aconteceram as eleições no país este ano acabou contaminando o clima da Copa, com grande parte do torcedor da seleção, alheio a tudo que está acontecendo. Fica evidente que as cores verde e amarela estão sendo preservadas. Fato interessante é que setores da imprensa tentam passar imagem do envolvimento da população que, até agora, não foi contaminada. O certo é que não podemos misturar as coisas, já que são questões totalmente diferentes. Torcer pelos representantes do nosso país é salutar.
 
Liberdade
Frase de Maquiavel que sempre se manterá atual é a que diz “um povo corrompido que atinge a liberdade tem maior dificuldade em mantê-la”.
 
Petista raiz
Se analisarmos hoje os partidos políticos, perceberemos que os estatutos têm servido apenas para dar legalidade às agremiações. Podemos dizer que existem os alinhados com a esquerda, com a direita ou de centro. Os de centro têm compromisso apenas com o poder, independentemente de quem esteja na direção. Estão sobrevivendo apenas os que aceitam dividir o bolo, seja com a direita ou esquerda. E a defesa do poder pelo poder.
 
Passeios públicos
Por diversas vezes usei este espaço para denunciar a situação crítica do passeio da Avenida Sidney Chaves, entre a região da Castanheira até a ETE, na região do Distrito Industrial. A este respeito, o vice-prefeito Guilherme Guimarães, informa que a recuperação começou nesta semana na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, próximo ao Mercado Municipal e vai até o final da Sidney Chaves. O local é utilizado por praticantes de atividade física.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por