Tenho deixado claro que sou favorável às medidas sanitárias de enfrentamento a Covid-19, desde que não atropelem o direito de ir e vir das pessoas, bem como sua liberdade de decidir sobre a própria vida. No caso específico de Montes Claros, o que tem preocupado é a implantação de medidas de cima para baixo, sem se preocupar com o que possa acontecer com os diversos setores da sociedade. Um caso específico é a realização da Expomontes, considerado no calendário do município o principal evento do ano. A diretoria da Sociedade Rural precisa saber da prefeitura qual segurança terá na realização do evento, uma vez que algumas decisões são tomadas antecipadamente, a exemplo da contratação de shows. Já imaginou se depois de tudo organizado surgir mais um desses decretos sem consistência?
Zema e os prefeitos
Durante todo o mandato do governador Zema, a sua assessoria, que inclui segurança e cerimonial, sempre se preocupou em afastá-lo dos integrantes da imprensa durante sua movimentação. Tal comportamento sempre foi visto pelo chefe do executivo mineiro com naturalidade. Entretanto, o que mais tem chamado a atenção é o tratamento que vem dispensando aos prefeitos do Norte de Minas em pleno ano eleitoral, onde ele é candidato à reeleição. Para se ter ideia, barrar prefeitos por ocasião de suas visitas tem sido uma constante. Na relação, consta o prefeito de Capitão Enéas, Reinaldo Landulfo; de Januária, Maurício Almeida e na última sexta-feira, o prefeito de São Francisco, Paulo Miguel, durante visita ao Hospital Aroldo Tourinho.
Passagem de comando
Na sexta-feira (11) a Polícia Militar realizou uma das mais concorridas passagens de comando de sua história. O auditório da OAB ficou pequeno para receber integrantes da segurança, autoridades e convidados. Na prática, foi a demonstração de reconhecimento pelo serviço prestado pelos comandantes substituídos, a exemplo dos tenente-coronel Leal, Giovane e Adriano e em especial o coronel Wanderlúcio Ferraz, que conquistou não só a tropa, mas toda população. É fato que a sociedade também demonstrou satisfação pela nomeação para chefiar a 11ª RPM do coronel Rômulo, que é “filho da terra”.
História da PMMG
A passagem de comando em Montes Claros, onde o coronel Rômulo substituiu o coronel Wanderlucio na 11ªRPM, ficará registrada na história de Montes Claros. Em toda história da instituição é a primeira vez que dois oficiais nascidos no município assumem o comando da instituição no Norte de Minas. O primeiro montes-clarense a assumir a função foi o coronel Franklin de Paula Silveira, que, diga- se de passagem, teve o reconhecimento não só da tropa mas de toda sociedade. O mesmo podemos dizer do coronel Wanderlúcio Ferraz.