Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Exigência eleitoral

02/04/2020 às 02:52.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:09

A pandemia da Covid-19, que atinge o Brasil em pleno ano de eleição, traz medidas importantes, mas que poderá contaminar o processo eleitoral. É que a liberdade para que os prefeitos utilizem recursos do município para socorrer a população, sem ser penalizado com a Lei de Responsabilidade Fiscal ou qualquer outro crime correlato, conforme decisão do STF, poderá provocar abusos. É que está liberado, por exemplo, a aquisição e distribuição de cestas básicas para famílias que estejam em situação crítica ou de miserabilidade. Neste caso, não está descartada a possibilidade de má-fé pelos que estão em busca da reeleição. É preciso que sejam criadas regras para evitar a utilização eleitoral dos benefícios sociais.

Dificuldade alimentar
As medidas adotadas para evitar o avanço da pandemia de coronavírus, a exemplo do isolamento social, vem trazendo dificuldades para pacientes do Norte de Minas que buscam atendimento em Montes Claros. A situação é mais crítica nos casos de pacientes dos setores de oncologia e hemodiálise, bem como seus acompanhantes. É que não estão encontrando lugar para as refeições, já que restaurantes e barzinhos estão proibidos de abrirem suas portas. Neste caso, a logística do delivery não tem funcionado. É preciso que os responsáveis pela determinação do fechamento encontrem uma saída para este grupo de pessoas.
 
Emendas impositivas
A Câmara de Montes Claros acatou sugestão do vereador Ildeu Maia (PP) e elaborou documento autorizando o prefeito Humberto Souto a utilizar recursos das Emendas Impositivas para os setores de Educação e Saúde. O documento foi assinado por todos os vereadores e ainda ontem encaminhado ao Executivo.
 
Movimentação política
Em Montes Claros, vereadores já estão definindo o partido pelo qual pretendem disputar a reeleição. Como a janela de transferência se encerra neste sábado (4), todos estão correndo contra o tempo. As informações de movimentação são as seguintes: Rede - Neia do Criança Feliz, Rodrigo Cadeirante e Ailton do Village; Progressista - Ildeu Maia, Sérgio Pereira e a possibilidade de Lêga Policial; Cidadania- Claudinho da Prefeitura, Aldair Fagundes, Edmilson Magalhães, Júnior Martins e Valdeci Contador; PSL- Graça da Casa do Motor; PSD - Soter Magno e Wilton Dias; MDB - Idelfonso da Saúde, Elair Gomes, Valdivino Antunes e Maria Helena Lopes; PDT - Raimundo do INSS e Fernandão Anjo do Futuro; PROS - Fábio Neves e Marlon Xavier; PC do B - Daniel Dias; PSC - tendência do vereador Marcos Nem, mas nada definido.
 
Leitura de momento
A divulgação da movimentação dos vereadores de Montes Claros só serve como análise de momento. Até este sábado, prazo final de transferência e filiação, devem ocorrer mudanças.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por