Alguns setores analisam como normal procedimentos que vêm sendo adotado por parlamentares na CPI do dia 8 de janeiro, cujo objetivo seria o de apurar os envolvimentos de pessoas do judiciário, executivo e legislativo nos atos ocorridos em Brasília-DF. Na prática, montaram um circo que tem sido alimentado pelo viés político. Um ponto que chama a atenção é a tentativa de colocar de joelho e desmoralizar o Exército Brasileiro, que sempre serviu como orgulho da nação. No momento em que oficiais são obrigados a comparecerem aos interrogatórios e serem execrados, os efeitos são danosos para as nossas forças armadas, que passa a ter sua credibilidade arranhada junto a população.
Do leitor
Recentemente comentamos que o Congresso Nacional se encontra de joelho, no momento em que se submete a interferência externa, seja na intimidação dos seus membros, seja na transferência de suas responsabilidades para outros poderes, em especial o judiciário. A este respeito, o leitor José Ponciano Neto comentou:” O Congresso vai continuar assim! A maioria dos parlamentares estão pendurados com vários processos. Cala, ou vai responder brevemente processos”. Triste realidade…
PDT na disputa
O presidente do PDT de Montes Claros, ex-deputado Carlos Pimenta, informou a coluna que apesar do alinhamento da direção nacional do PDT com o Governo Lula (PT), não existe nenhuma possibilidade de interferência nas eleições em Montes Claros e que o partido vai lançar candidato próprio na majoritária, já tendo colocado o seu nome e do suplente de deputado federal, Délio Pinheiro. Qualquer que seja o entendimento, e alinhamento com outros partidos, Pimenta garante que em nenhuma hipótese existe chance de aderir a candidatura do PT.
Terceira via
Independente de qual será o resultado do pleito eleitoral em Montes Claros no próximo ano, o desenho das candidaturas já aparece no holofote do processo. Do lado da situação, o nome colocado no momento é do vice-prefeito, Guilherme Guimarães (UB), enquanto que na oposição, a princípio, o candidato será o deputado Federal Paulo Guedes (PT), mas com chance também de ser a deputada estadual, Leninha (PT). Independente da polarização é preciso levar em consideração que o nome do jornalista Délio Pinheiro, como terceira via, não pode ser desconsiderado. Se tiver estrutura para tocar a campanha e for bem orientado por quem realmente entende do processo, entra na disputa em pé de igualdade com os outros concorrentes.
Repasse ao HU
É válido a decisão da prefeitura de repasse a Unimontes, para minimizar problemas enfrentados pelo Hospital HU. Entretanto, a situação da saúde no município é grave e não temos ainda o que comemorar. O momento é de menos aplausos e mais ação.