Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Ex-prefeito impugnado

Publicado em 18/08/2022 às 00:30.

O primeiro pedido de impugnação de candidatura do Norte de Minas teve como alvo Luiz Rocha Neto, candidato a deputado estadual pela Fe Brasil (que inclui PT, PC do B e PV). Ele foi acusado de irregularidades quando prefeito de São Francisco. O pedido de impugnação foi apresentado pelo procurador regional eleitoral do estado, Eduardo Morato Fonseca. Vale ressltar que cabe recurso.
 
Patinho feio
Comentamos anteriormente que, este ano, figuras carimbadas estariam sendo afastadas da campanha majoritária e praticamente escondidas do processo. É o caso do ex-governador de Minas, Fernando Pimentel (PT). Apesar de registrado na embarcação de Kalil (PSD), não fará parte do palanque, mesmo sendo candidato a deputado federal. Na disputa presidencial, quem foi afastada dos holofotes foi a ex-presidente Dilma Rousseff.
 
Representatividade Feminina
Pelos nomes apresentados para disputa proporcional, na Assembleia mineira e Câmara Federal, não precisa ter bola de cristal para afirmar que o aumento de mulheres eleitas vai ficar para outra oportunidade. Do total de candidatos, apenas 32,25% são mulheres. Outro fator: a maioria não tem visibilidade política, estrutura ou trabalho que permita apresentar-se ao eleitor com chance de êxito. São duras as palavras, mas é a realidade.
 
Número de Mulheres
As pessoas ainda apresentam dúvida porque os partidos ou federação, apresentam apenas 30% do número de candidatas do sexo feminino. Estes acreditam que decorre da exigência da Lei Eleitoral. É preciso explicar que a lei determina de que 30% da chapa seja do sexo oposto, podendo ser de homem ou mulher. Acontece que os partidos tem dificuldade em encontrar pessoas do sexo feminino dispostas a enfrentar as urnas.
 
Distrito industrial II
A demora na regularização da área destinada a implantação do Distrito Industrial II em Montes Claros tem dificultado a chegada de novas empresas interessadas em se instalar no município. Segundo apurou a coluna, o problema seria pendência no Ministério Público no que se refere a regularização, cuja solução já está sendo encaminhada. O problema surgiu quando na negociação para implantação da Eurofarma, foi necessário desmembrar parte da área. Vale ressaltar que o Distrito a ser implantado fica situado na região Norte da cidade, na chamada Estrada da Produção.
 
Preço incompatível
A dificuldade na chegada de novas empresas a Montes Claros se deve à demora na regularização do Distrito Industrial II. É que o preço que vem sendo cobrado em outras áreas está até 200% acima do valor, já que é avaliado como área urbana.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por