Nos principais dias de movimento na Ceanorte, em Montes Claros, torna-se uma missão quase impossível transitar por aquele local. Para complicar, o espaço maior do estacionamento está na “terra viva”. No período chuvoso, certamente, as dificuldades serão ainda maiores. Seria de bom tamanho que a prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, desse uma atenção maior às necessidades da central, inclusive na organização dos espaços denominados de “pedras”.
Contra a maré
Vários leitores querendo saber as chances de eleição dos candidatos a deputado que estão fora do referido mandato. O que posso dizer é que o resultado das urnas, baseado nos dados históricos e nas perspectivas traçadas, é de que 70% conseguirão reformar o mandato. Aliado a estes dados, é possível afirmar que a pandemia da Covid-19, ao mesmo tempo que beneficiou os atuais parlamentares estaduais e federais, prejudicou os outros que vão para disputa e não tiveram oportunidade de trabalhar com o eleitor. Vale salientar que neste período sobraram recursos de emendas.
Improbidade
Em todas as eleições estaduais, ou nacionais, o discurso de grande parte da população é em relação a mudanças, mas principalmente em retirar da política aqueles que carregam nas costas diversos processos por improbidade administrativa, por não dizer roubos. Infelizmente, a previsão de que no mínimo 70% dos atuais sejam reeleitos não é bom para o processo, ou para oxigenar a política nacional. Meu sonho era de que os desonestos fossem expurgados.
Fundo eleitoral
Para complicar ainda mais a situação dos candidatos a deputado recém-chegados, vale salientar que a distribuição dos recursos do Fundo Eleitoral não obedece o critério de igualdade. Em quase totalidade dos casos, o partido acaba investindo mais naqueles candidatos com mandato e com chance real de ser eleito.
Fundo Partidário e Eleitoral
Poucos eleitores têm conhecimento da diferença dos financiamentos de campanha entre o Fundo Partidário e Eleitoral. O partidário é basicamente um fundo de valores repassados aos partidos políticos, seja verba pública, seja privada através de doações de campanha. O Fundo Eleitoral é constituído por dotações orçamentárias da União em ano eleitoral. A divisão é baseada no tamanho da bancada de cada partido ou federação.
Rodrigo Bispo
Importante a informação divulgada pelo médico Rodrigo Bispo, diretor técnico do Hospital Pró-Vida, que afirmou ter recebido a notícia de que bateram a meta de mais de 5 milhões de pessoas atendidas nos dois hospitais (Montes Claros Shopping e no Grande Maracanã). Vale lembrar que o grupo projeta inaugurar um novo hospital na região Norte de Montes Claros.