Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Especulando candidaturas

Publicado em 31/01/2024 às 00:00.

Tenho sido questionado por leitores em relação a postagens nas redes sociais, onde são especulados vários nomes na disputa pela prefeitura de Montes Claros. O mais interessante é que são nomes sem qualquer densidade eleitoral e que a convivência e prestígio resume apenas no grupo social em que gravitam. É fato de que algum partido bem estruturado nacionalmente, mas sem visibilidade dentro do município, pode se aventurar em lançar candidato para compor chapa e aproveitar tempo de rádio e TV. Se as eleições fossem hoje só teríamos na disputa Guilherme Guimarães (União), Délio Pinheiro (PDT), Ruy Muniz, e Paulo Guedes, ou Leninha pelo PT. Qualquer outro nome é mera especulação, ou aventura.
 
Questionamento
Quando deparar com postagens, ou comentários relacionando nomes de candidatos na disputa majoritária em Montes Claros, o primeiro questionamento a fazer é onde está a força política deste candidato, onde concentra seu eleitorado e quais camadas sociais consegue penetrar. Se levar para o lado financeiro explica que o dinheiro é importante no processo mas não decisivo. Demais a mais, nas classes sociais “A, B e parte da classe C” quase sempre a escolha visa o lado pessoal. O candidato tem que reunir além de estrutura de campanha convivência com o eleitor mais humilde.
 
Avante
Fizemos um comentário na coluna em relação ao desenho que vem se formando em torno da indicação do nome do vice na chapa encabeçada pelo atual vice-prefeito Guilherme Guimarães. A este respeito, o deputado estadual Arlen Santiago, que faz parte do grupo do prefeito Humberto Souto, comentou que o Avante tem que ser ouvido no processo.
 
Cartórios
É preciso que nossos parlamentares tenham a coragem de colocar em prática discussão em torno das taxas que são cobradas pelos cartórios. A alegação de que “o bolo da cobrança” tem que dividir com a União, Estado e município. O problema é que o ônus não pode cair somente nas costas da população. Hoje qualquer segunda via é cobrado R$ 71,30. Se não bastasse, ficou difícil até mesmo o casamento, cujo preço do cartório está a partir de R$ de 750 reais, tornando incompatível para o cidadão assalariado.
 
Eleição em Taiobeiras
Tudo caminha para que o pleito eleitoral em Taiobeiras tenha apenas dois candidatos na disputa. O prefeito Denerval Germano (PSDB) já definiu que vai firme para a reeleição. O candidato definido pela oposição é o advogado André Luiz Dias, conhecido como Dr. Kelinho (Progressistas), 41 anos, casado, pai de três filhos, tendo nascido em Taiobeiras. Com a desistência do empresário Carlito Arruda (PDT) de enfrentar as urnas este ano, neste primeiro momento o clima ficou favorável para o prefeito Denerval.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por