Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Em cima do muro

Publicado em 18/11/2022 às 05:00.

Políticos e candidatos que ficaram “em cima do muro” nas eleições e não manifestaram posicionamento, não terão o devido respeito dos vencedores. Certamente, o máximo que conseguirão é o farelo do bolo do poder, como pagamento pelo silêncio. Carrego comigo o seguinte ditado: o político que numa disputa eleitoral permanece em cima do muro corre o risco de levar pedrada dos dois lados.
 
Ponte do JK
Tenho recebido vários questionamentos em relação à construção da ponte sobre a linha férrea, na Avenida Minas Gerais. A informação obtida junto ao vice-prefeito, Guilherme Guimarães, é que deve ter início nos primeiros meses de 2023. Para resolver o problema, a própria prefeitura adquirirá o material e licitará apenas a execução. Segundo ele, já apareceu uma empresa interessada.
 
Amams
O presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, o “Nilsinho”, encaminhou correspondência ao governador Zema (Novo), em nome dos prefeitos da região, solicitando que o atual procurador Jarbas Soares Júnior seja confirmado no cargo de procurador-geral do Ministério Público de Minas, eleito recente com 902 votos. Devido ao trabalho realizado nos últimos dois anos no órgão, ele conta com apoio de toda bancada governista e do próprio Zema.
 
O Judiciário e Maquiavel
Não sei se é coincidência ou apenas fruto da minha imaginação, mas penso que a frase dita por Maquiavel encaixa bem nos tempos atuais e em especial os acontecimentos que têm envolvido integrantes do nosso judiciário: “Mas a ambição do homem é tão grande que, para satisfazer uma vontade presente, não pensa no mal que daí a algum tempo pode resultar dela”.
 
Formação ministerial
Não será nenhuma novidade se, em dezembro, antes mesmo de assumir a presidência da República, Lula (PT) já consiga equilibrar as forças na nova legislatura no Congresso Nacional. Na discussão da formação dos ocupantes da direção dos ministérios e cargos de segundo escalão, já foram abertas as negociações com partidos do Centrão. Será possível saber o preço dos legisladores que elegemos. Aliás, Lula usa a máxima de entregar o anel para não perder o dedo. Isto deixando de lado o trocadilho.
 
Regiões produtoras
Uma curiosidade das eleições deste ano é que o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) venceu as eleições nas principais regiões produtoras do país – Sudeste, Norte, Centro-Oeste e Sul –, enquanto Lula venceu no Nordeste. Para sobreviver, o presidente eleito terá que conquistar o eleitor das regiões onde não foi bem. Terá que fazer parceria, por exemplo, com o bolsonarista Tarcísio de Freitas, governador eleito por São Paulo.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por