Tenho tido a preocupação em divulgar e acompanhar a novela criada em torno da indicação (eleição) para as vagas abertas no TCE-MG. O motivo é o fato de beneficiar diretamente o Norte de Minas com a possibilidade do primeiro suplente de deputado estadual, Carlos Pimenta (PDT), ocupar a vaga no caso da eleição do deputado Alencar da Silveira (PDT). A última notícia divulgada nesta semana pela imprensa é de que o deputado estadual Sargento Rodrigues (PL) teria entrado na disputa e estava buscando as 16 assinaturas necessárias para viabilizar sua candidatura. Alencar da Silveira já havia recolhido as assinaturas necessárias. Levantamento feito por este jornalista na Assembleia Legislativa mostra que a eleição de Alencar é quase uma unanimidade naquela casa e o Sargento terá dificuldade de inclusive colher as 16 assinaturas. A minha previsão é que chegue ao máximo de 10.
Candidatura de Rodrigues
A leitura que faço da entrada do Sargento Rodrigues (PL) na disputa pela vaga no TCE-MG é de que ele tem todo o direito de fazer a movimentação. Entretanto, fica claro que a pretensão é apresentar seu nome para se manter na disputa até a última das três vagas. A sua avaliação é que está com 61 anos de idade e essa é a última chance de disputar uma vaga no Tribunal. O parlamentar deve ter o apoio de parte do PL, mas não fica claro quem votará com ele. Como Alencar Silveira (PDT) tem o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, Tadeuzinho Leite é certo de que será o escolhido. A presença de Rodrigues na disputa é muito mais de posicionamento político do que mesmo para fazer a disputa.
Decisão no PT
Com antecedência divulguei que na eleição do PT, marcada para o dia 6 de julho, o ex-ministro Edinho Silva será eleito presidente do Diretório Nacional do PT, enquanto que a deputada estadual, Leninha será conduzida à presidência do diretório estadual. Tal decisão já estava sacramentada e só faltava definir a situação de Montes Claros onde a escolha estava pendente entre Iara Cordeiro e a vereadora Iara Pimentel. Na quarta-feira, durante encontro da agremiação com a deputada estadual Leninha e o deputado federal Paulo Guedes ficou definido que Iara Cordeiro será a próxima presidente da agremiação.<EM>
Novo Aniversário
Historicamente sempre houve em Montes Claros o questionamento em relação a comemoração do aniversário da cidade onde tem toda uma história em torno do dia 3 de julho e 3 de outubro. São datas que com história própria e para marcar as duas datas a cidade continuará com programação no dia 3 de julho, quando historicamente tem sido comemorado o aniversário da cidade e agora está elaborando programação para o dia 3 de outubro com apresentações artísticas e ainda um festival de gastronomia.