Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Eleição no PT

Publicado em 09/05/2025 às 00:00.

Nas próximas colunas estarei analisando a situação atual do PT nas esferas federal, estadual e municipal. Começando pelo quadro nacional hoje é possível afirmar que na eleição marcada para o dia 6 de julho o nome a ser eleito será o de Edinho Silva, nome que tem o apoio do presidente Lula. O mineiro de Patos de Minas Romênio Pereira é o nome apresentado pelo grupo denominado Movimento PT Grupo Nacional, mas com pouca chance de êxito, a exemplo do ex-presidente Rui Falcão que teve o seu nome lembrado.
 
Fórum Inovação
A Amams, em parceria com o TCE-MG, realizará na próxima quarta-feira (14), das 8h às 17h, em sua sede, o Fórum de Inovação e Conformidade Pública- Gestão e Técnica. Temas como Reforma Tributária, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Licitações e Regras Fiscais nos municípios fazem parte da pauta. O evento é voltado para prefeitos, secretários de finanças, fazenda, controladores internos, membros de comissões, contratação e licitação, contadores e advogados.
 
Redução de Partidos
A preocupação com a chamada Causa de Desempenho, ou de barreira como é conhecida, tem dificultado fazer uma análise mais aprofundada de como ficará o quadro político nas eleições de 2026. É que partidos considerados tradicionais já estão articulando para fusão, ou até mesmo federação. Pelas movimentações é possível prever que pelo menos um terço das legendas deixarão de concorrer ao pleito “ em carreira solo”. Partidos que em pleitos anteriores dominavam o cenário político hoje estão buscando um encosto para não desaparecerem. Podemos citar o PDT, MDB, PSDB e outros
 
Buscando acordo
Na maioria dos Estados o PDT conseguiu passar a imagem de que não tinha alinhamento com a esquerda ou com a direita. Hoje com as redes sociais a postura da agremiação foi desnudada ficando evidente que não somente dá sustentação ao Governo do PT no Congresso, como também integra a esquerda. A este respeito nos bastidores os pedetistas já conversam com outras agremiações de esquerda para um alinhamento. O presidente do PSB, Carlos Siqueira, divulgou que negocia com o PDT, Rede, PV e Cidadania, fusão ou federação. Estes chegaram à conclusão que se não buscarem abrigo serão asfixiados no pleito eleitoral de 2026.
 
Carlos Pimenta
Não é nenhum segredo afirmar que o ex-deputado estadual Carlos Pimenta continua sendo a principal liderança do PDT no Norte de Minas. Independente se será ou não candidato em 2026 é fato que sua permanência na agremiação está condicionada a indicação de um dos deputados da agremiação a uma das três vagas abertas para o TCE-MG. É que como primeiro suplente assumiria uma vaga na Assembleia. Na lista dos prováveis indicados estão os deputados estaduais Alencar da Silveira (PDT) e Thiago Cota (PDT).

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por