Logotipo O Norte
Quarta-Feira,20 de Novembro
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Eleição na OAB

Publicado em 19/11/2024 às 00:00.

Neste domingo aconteceu em todo o país a eleição para as seccionais da OAB, sendo que os eleitos serão os responsáveis pela escolha da direção nacional que acontece no início do próximo ano. A expectativa da população brasileira é que a direção da entidade retorne ao comportamento de outrora onde as questões e a defesa do interesse da população seja a pauta principal. Quando o interesse dos poderes ( executivo, legislativo e judiciário) confrontava com os interesses populares a entidade se manifestava e se envolvia na questão. Já há algum tempo a direção nacional tem se calado em questões que no meu entender tem atropelado o que determina a nossa Constituição Federal. O papel da entidade não combina com o viés político e o atrelamento com outros poderes em detrimento aos direitos do cidadão.

Resultado da eleição
A coluna mais uma vez saiu na frente ao comentar a disputa para a presidência da OAB de Montes Claros e no Estado. No município o advogado Herbert Alcântara foi reeleito com 73,10% dos votos, enquanto que na disputa estadual o advogado Gustavo Chalfun, que pertence ao mesmo grupo, foi eleito com 61,15% dos votos, sendo a maior votação da história em Minas. O atual presidente da entidade, Sérgio Leonardo, estará fazendo parte do Conselho Federal.

Eleição Nacional
Conforme determina o estatuto da OAB Nacional a eleição da nova diretoria nacional acontece em 31 de janeiro e a posse no dia 1º de fevereiro. Vale salientar que a escolha será feita pelos presidentes eleitos nas seccionais.

Ato terrorista
Não precisa ter conhecimentos de atos terroristas para perceber que para atender viés político criaram a narrativa de que o cidadão Francisco Wanderley era um terrorista de alta periculosidade que queria jogar o prédio do STF para os ares com bomba caseira construída através de foguete comum. Certamente aqueles que por interesse próprio, ou outra razão tem transformado o assunto em novela. Primeiro é bom lembrar que atos terroristas são estudados e planejados e sempre tem outras pessoas por trás. Certamente se o assunto for investigado com profundidade, teremos conhecimento do outro lado da verdade. É bom lembrar que o ato em si, ou qualquer tipo de violência, deve ser condenado por todos nós. Penso que, terrorismo maior é o que a população tem sido submetido através de decisões que tem ferido de morte a nossa Constituição.

Grupo Renovação
O médico e empresário da saúde Eduardo Avelino Jota, que foi candidato a vice-prefeito em 6 de outubro, em chapa encabeçada pelo jornalista Délio Pinheiro (PDT), informou a coluna que foi criado em Montes Claros o Grupo Renovação Política (GRP), com objetivo de discutir questões sociais e econômica do município e região. Ressaltou que hoje já conta com 50 integrantes e outras pessoas estão sendo convidadas a participar. Comentou que um dos projetos é lançar candidato a deputado estadual e federal em 2026.]

Ex-derrotados
Sempre lembro que cada eleição conta a sua própria história e que hoje a visão do eleitor em relação às eleições mudou. Um dos exemplos claros é a derrota de candidato que já foi prefeito do município. Se levarmos em consideração o número de pessoas atendidas durante a gestão, a previsão era de uma eleição fácil. Isto não foi o que aconteceu com os ex-prefeitos de Capitão Enéas, César Emílio (PT) e Petrônio Mineiro. O mesmo aconteceu com o ex-prefeito de Rio Pardo de Minas, Edson Paulino (MDB) que foi prefeito daquele município em duas legislaturas, mas mesmo assim não conseguiu se eleger vereador.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por