Como já vinha sendo desenhado, às 18 horas de ontem encerrou o prazo para apresentação de chapa para disputa da direção da Câmara de Montes Claros. Como servidor daquela casa tínhamos conhecimento de toda movimentação, mas não sentíamos a vontade para manifestar sobre o assunto. O certo é que tão logo encerrou a apuração das eleições começou as articulações. Desde o início, o grupo liderado pelo atual presidente Júnior Martins (PP) se manteve unido com 14 dos 23 vereadores entre os eleitos e reeleitos. O grupo vinha se reunindo semanalmente, o que na prática impediu a articulação, ou formação de outro grupo (Chapa).
Mesa diretora
Com exceção do vereador Júnior Martins (PP), que é o atual presidente da Câmara de Montes Claros e que vai para a reeleição, nenhum dos atuais integrantes da mesa diretora fará parte da futura mesa. Até o fechamento da coluna ainda não havia sido formada a chapa com as funções. O que foi definido é que seria um nome do PSD, outro do União Brasil e outro do Avante. Como a reunião para definir cargos e nomes ainda não havia sido encerrada, corremos o risco de errar em algum nomes. Entretanto, levando em consideração levantamento prévio a chapa deverá ter como integrantes Júnio Martins (PP), PC Landim (Avante), Marlus do Independência (PSD) e Crisóstomo da Minas Brasil (UB). É fato que o regimento interno da Câmara impede a reeleição para presidência daquela casa. Com isso muitos leitores estão sem entender porque Júnior Martins será candidato. É porque se trata de nova legislatura. O que não pode é ser reeleito dentro de uma mesma legislatura.
Novo Secretário
O bom trabalho realizado à frente da Fundação de Saúde Dilson Godinho, levou o prefeito eleito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, convidar o médico e diretor-presidente da Fundação, Helder Leone de Carvalho, para ocupar a secretaria de Saúde do município. Até o fechamento da coluna ele ainda não havia decidido. O que tem pesado é o fato do projeto que vem implantando no hospital. Vale salientar que Leone conseguiu em tão pouco tempo transformar aquele hospital em um dos mais bem estruturados do interior do Estado.
Claudim porta-voz
Nos dois mandatos do prefeito Humberto Souto este preferiu não indicar especificamente um nome para ser o porta-voz da prefeitura na Câmara, ou líder da bancada. O resultado é que acabou sobrando para o vereador Odair Fagundes a responsabilidade para apresentar e explicar as propostas encaminhadas pelo executivo àquela casa. Já o prefeito eleito Guilherme Guimarães (UB) decidiu nomear seus representantes, inclusive já definindo que o vereador Claudin da Prefeitura (Cidadania) será o seu porta-voz, enquanto que o vereador Marcos Nem (Podemos) será o Líder do Governo na Câmara.