Em Montes Claros, principal cidade do Norte de Minas, já iniciou as articulações para eleição da nova mesa diretora da Câmara de vereadores. Por enquanto as articulações vem acontecendo nos bastidores e ainda não saíram das dependências do legislativo. Em eleições anteriores era comum a interferência externa, principalmente da direção do executivo. Como contará com mais de 90% de apoio naquela casa, o prefeito eleito, Guilherme Guimarães já declarou que não vai se manifestar sobre o processo, por entender ser um assunto de exclusiva competência dos vereadores. O que resta saber agora é se parlamentares que controlam partidos vão se envolver no processo.
Francisco Sá
No final da tarde de quarta-feira o TRE-MG confirmou por unanimidade a elegibilidade da candidata a prefeita eleita em Francisco Sá, Aline Bicalho Noronha (PT). A ação havia sido proposta pela coligação MDB, Agir, PSB, Avante e Federação PSDB/Cidadania, que teve como candidata Késsia Ribeiro ( Avante), ex-secretária e nome indicado pelo prefeito Mário Osvaldo. Toda confusão foi criada pelo fato da prefeita eleita ter sido casada com o atual prefeito.
Bonito de Minas
O município de Bonito de Minas vive a expectativa para saber se haverá ou não uma nova eleição. É que o candidato eleito com 51,72% dos votos, Dilson de Senhorinha que concorreu com candidatura sub judice será julgado até a próxima semana. Ele concorreu com Vânia Carneiro(Avante) que obteve 48,28% da votação. Como Dilson conseguiu mais de 50% da votação e teve se tiver a candidatura anulada, a lei determina nova eleição.
Alinhamento
O prefeito eleito de Montes Claros, Guilherme Guimarães (UB) tem evitado falar das mudanças que pretende fazer no secretariado. Pelo menos a metade deve ser trocado, com alguns dos atuais podendo serem remanejados. O que chama a atenção é o fato de que a figura do prefeito Humberto Souto continuará presente na futura administração. Humberto, Guilherme e Otávio Rocha, acompanhados das respectivas esposas, têm sido vistos de forma constante em restaurantes da cidade, o que demonstra que o estreitamento entre eles continuará.
Obstrução de avenida
Há mais de um ano e meio que um tapume foi colocado no início da avenida Sidney Chaves em Montes Claros pela Copasa e até hoje não foi retirado, o que tem trazido transtorno a motoristas e pedestres. O local vem servindo de abrigo para moradores em situação de rua que inclusive tem ocupado os passeios com colchões, o que tem constrangido principalmente quem usa aquele espaço para atividades físicas ( caminhadas). Seria importante que a empresa apresentasse explicação à população.
Críticas
“Quem fica bravo pelas críticas que recebe, reconhece que as merece” (Tácitos).