Pelo menos nas contas dos prefeitos do Norte de Minas, a reeleição de Marcos Vinícius na presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM) era tida como certa, tanto que teve o apoio das entidades de classe da região. A apuração final apresentou como eleito o prefeito de Patos de Minas, Luiz Eduardo Falcão (Novo) que estará à frente da entidade de 2025 a 2028. A posse da nova diretoria acontecerá no dia 7 de maio, durante o Congresso Mineiro de Municípios promovido pela entidade. O prefeito de Janaúba, Zé Aparecido faz parte da diretoria como 3° vice-presidente. Do Norte de Minas também integram o conselho diretor representando a região Norte, o prefeito Robertão ( Bocaiúva), Kinca Neres ( Salinas) e Cleber Nascimento (Novo Horizonte).
Visita de Lula
Lideranças políticas que esperavam um contato com o presidente Lula (PT) saíram decepcionados. É que o deputado federal Paulo Guedes tentou inserir o encontro na agenda, mas o cerimonial da Presidência descartou tal possibilidade alegando falta de espaço na agenda e compromisso em seguida no município de Cajamar em São Paulo. Na cidade paulista ele participa da abertura do 100° Encontro Internacional da Indústria da Construção (Enic) e visita o Centro de Logística do Mercado Livre.
Engenharia presidencial
Mesmo com formação na área de marketing até agora não conseguiu fazer a leitura da estratégia montada pela engenharia política do presidente Lula (PT) para melhorar sua imagem junto ao eleitorado, diminuindo o alto índice de rejeição. A expectativa era de que em suas viagens pelo interior do país procurasse se aproximar mais do público. Ao contrário, tem se limitado a visitar espaços fechados, a exemplo de empresas, com um público definido e limitado. Se não bastasse, tem evitado enfrentar a imprensa não participando de coletivas.
Zema fora
Na divulgação da programação e no convite oficial da visita do presidente Lula (PT) a empresa Novo Nordisk, onde seria apresentado o projeto de expansão, estava previsto a presença do governador de Minas, Romeu Zema (Novo), que na última hora cancelou sua presença alegando compromisso em São Paulo. Aliás, o chefe do executivo mineiro esteve neste domingo participando de ato público em São Paulo com a presença do ex-presidente Bolsonaro (PL) e do governador paulista Tarcísio de Freitas ( Republicanos).
Novo Laboratório
Em coluna anterior comentamos sobre uma nova fábrica farmacêutica com interesse em se instalar em Montes Claros. Na ocasião omitimos o nome para não prejudicar os entendimentos. Entretanto, hoje é possível falar do assunto. Trata-se do Laboratório Osório de Morais cuja matriz está em Contagem-MG. A empresa produz hoje 22 medicamentos e pretende expandir. Integrantes da diretoria continuam buscando um local adequado em Montes Claros para instalar sua nova fábrica.