Tenho recebido pedidos de leitura do quadro político em Montes Claros. Em relação à disputa na majoritária, os nomes já estão colocados, sendo Guilherme Guimarães (UB) pela situação, Paulo Guedes (PT) pela oposição e o suplente de deputado federal, Délio Pinheiro como terceira via. As dúvidas mesmo estão na disputa proporcional, onde chapa praticamente definida apenas a da federação composta pelo PT, PV e PC do B. Na base governista, as atenções estão voltadas para o União Brasil, PSD e Cidadania. Até prova contrária, está confirmada a candidatura de Guilherme como nome do União Brasil, sendo o grupo do deputado Gil Pereira (PSD), responsável pela indicação do vice. O esvaziamento do Cidadania passou a ser um processo natural. Na eleição de 2020, conseguiu eleger quatro vereadores. Os chamados votos legendas, que na época foram ofertados com a candidatura de Humberto Souto à reeleição, não existem mais.
Humberto Souto fora
Mesmo não tendo no momento a pretensão de enfrentar as urnas, é fato que o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, deve oficializar a sua saída do Cidadania e com isso, sepultar de vez o partido em Montes Claros. A decisão da direção nacional em afastar da presidência o ex-deputado federal Roberto Freire, colocando em seu lugar o líder da sigla no Rio de Janeiro, Plínio Bittencourt, vai acelerar o processo. O motivo do afastamento de Freire se deve ao fato de ter manifestado contrário a direção da maioria da executiva em integrar a base do Governo Federal. A leitura é simples: Humberto Souto é político da direita e na eleição do ano passado foi uma das principais lideranças de Minas Gerais na embarcação de Bolsonaro (PL). Ele não se sentirá à vontade em continuar num partido aliado à esquerda e que no pleito eleitoral de 22024, por interferência da direção nacional, corre o risco de aderir a candidatura em Montes Claros de Paulo Guedes (PT).
Mini reforma eleitoral
Nesta quarta-feira, a Câmara Federal conclui a chamada mini reforma eleitoral. Existe um consenso na maioria dos pontos levantados. O que falta alinhar mesmo é em relação a distribuição das sobras. O certo é que na quinta-feira já saberemos como ficarão as regras para o pleito eleitoral de 2024. Tá definido que não vão mexer na atual regra de exigência do quociente eleitoral para partidos, federações e candidatos.
Frente de Revitalização
O deputado federal Paulo Guedes será empossado às 9 horas, nesta quarta-feira como presidente da Frente Parlamentar de Revitalização do Rio São Francisco. O evento acontece no Auditório Nereu Ramos, da Câmara Federal. Como o deputado pertence ao partido e consequentemente ao grupo de apoio ao Governo Federal fica a expectativa de ações práticas.