Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Discurso pronto

Publicado em 16/07/2025 às 00:00.

Deixando de lado qualquer viés político para se ater a uma análise técnica, fica evidente que o presidente Lula (PT) hoje não consegue coordenar as ideias quando faz opção pelo discurso improvisado. Nem de longe parece aquele Lula de tempos atrás quando falava com eloquência e conseguia convencer as pessoas com facilidade.Hoje o improviso tem colocado o país em dificuldade e inclusive atritos internacionais. Aliás, o presidente do Brasil no momento lembra o ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden que no final do seu Governo não estava mais conseguindo coordenar as idéias sendo obrigado a recorrer a textos escritos pela sua assessoria.
 
Mata Atlântica
O Norte de Minas vive a expectativa de ver aprovado no Congresso Nacional o projeto de Decreto Legislativo que exclui a região da abrangência da mata atlântica. A este respeito, diretores da Sociedade Rural, Sindicato Rural de Montes Claros acompanhados de outras lideranças estiveram reunidos na semana passada com o deputado federal Domingos Sávio (PL), que é vice-presidente da Frente Parlamentar da Agricultura no Congresso. Ele comentou que a proposta já teve parecer favorável na comissão. Vale lembrar que Sávio é o presidente estadual do PL de Minas.
 
Patrimônio Mundial
Talvez ainda não nos demos conta do que representa o reconhecimento por parte da Unesco do Vale do Peruaçu como Patrimônio Mundial. Se antes o sítio arqueológico, cavernas, grutas e pinturas rupestres chamavam a atenção de centenas de turistas de agora em diante o mundo do turismo passa a ter aquele espaço como referência. A este respeito é preciso que Januária e Itacarambi se preparem para receber turistas de todo o planeta não somente com estrutura física, mas também com orientação através de guias. Se não bastasse, a segurança dos visitantes passa a ser primordial.
 
Ruy Muniz
Ontem conversando com o ex-deputado e ex-prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz,este confirmou que vai disputar as eleições de 2026 como candidato a deputado federal. Indagado sobre o partido que abrigará sua candidatura, ele comentou que é um assunto para ser discutido em outro momento. Entretanto, continua no PSB e se as eleições fossem hoje este seria o seu partido.
 
Queda do FPM
O chamado tarifaço de 50% em relação aos produtos brasileiros imposto pelo presidente Tramp ao Brasil deverá inviabilizar o funcionamento de várias prefeituras, em especial as que sobrevivem basicamente do FPM. Essa preocupação foi manifestada pelo presidente da Amams, Ronaldinho Dias, e pelo presidente do Cimams, Tampinha. A este respeito é preciso que seja iniciado um movimento em todo o país, coordenado pela Confederação Nacional de Municípios. É preciso buscar o diálogo e evitar qualquer de conflito.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por