Logotipo O Norte
Sábado,12 de Julho
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Detran e os entraves

Publicado em 23/03/2022 às 00:15.Atualizado em 23/03/2022 às 08:16.

Infelizmente o Detran de Minas Gerais nos últimos anos não tem se preparado para receber os tributos, principalmente no período de pagamento de IPVA, licenciamento e outras taxas. Tanto despachantes como a população de modo em geral às vezes ficam o dia inteiro tentando entrar no site do órgão sem sucesso. Como o problema é recorrente, a direção do Departamento já se acostumou e acha natural. Em pleno século XXI, com o 5G já chegando no Estado, a situação é inadmissível.

 
Problema continua
Recentemente comentamos sobre o matagal que toma conta das avenidas e praças da cidade. Citamos a Avenida Sidney Chaves, onde as leucenas fizeram do local uma verdadeira floresta fechada. Desde o final da semana passado a prefeitura enviou para o local funcionários com ferramentas apropriadas apenas para corte de grama, ou no máximo capim. Se a pretensão é dar satisfação aos usuários daquele espaço, a missão foi cumprida. Mas se for para resolver o problema falta muito.
 
Terceirização
Em meio às dificuldades que a prefeitura de Montes Claros vem encontrando para realizar podas, capinas, limpezas de lotes, praças e avenidas, leitor sugeriu que o Executivo estude a possibilidade de terceirizar o serviço, dividindo as equipes por região. Com todo respeito que temos pelos funcionários que realizam o serviço, podemos dizer que por falta de material humano, ou de equipamentos, o serviço não atende as expectativas. É o considerado “meia boca”. A exemplo da Sidney Chaves, capina, poda e varrição é apenas um sonho dos frequentadores.
 
Partidos de aluguel
É possível fazer projeção de que com a implantação da federação há uma tendência do fim de partidos nanicos, conhecidos como legendas de aluguel. Das 33 agremiações existentes não será surpresa se restarem apenas meia dúzia, já que a federação nos quatro anos considera os envolvidos como se fossem únicos, sendo obrigados a permanecerem unidos. Entendo que partidos pequenos deverão aderir a proposta para não serem extintos.
 
A quem interessa
Em apenas duas situações entendo que podemos considerar a participação na federação uma decisão vantajosa: a primeira é para os partidos que vislumbram dificuldades em compor as cláusulas de desempenho nas eleições; a outra vantagem seria para candidatos na majoritária que precisam montar uma base sólida nos Estados para enfrentar principalmente o candidato do Governo, como é o caso do PT de Lula.
 
Disputa em Minas
Vários analistas políticos em Minas Gerais, bem como institutos de pesquisas, têm feito projeções das eleições baseadas no atual momento em que vive Romeu Zema. É fato de que os movimentos grevistas têm desgastado o chefe do Executivo. Uma análise pura somente após a passagem da tempestade.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por